Texto produzido pela prof.ª Iná Isabel de Almeida Rafael. Pesquisadora do Programa Sociedade e Cultura na Amazônia/ Universidade Federal do Amazonas.
Os estudiosos não são acordes quanto à data de fundação nem quanto ao construtor da Fortificação da qual se originou a atual cidade de Manaus. As datas encontradas nas literaturas variam entre 1666 e 1669. Foi dada a denominação de Forte de São José da Barra do Rio Negro, admitindo as seguintes variações: Fortim de São José, Forte do Rio Negro, Fortaleza de São José do Rio Negro e Fortaleza do Rio Negro. O escritor romancista, Márcio Souza, afirma o seguinte: “Desde 1669, estava levantada a Fortaleza da Barra de São José, de cujo aldeamento surgiria Manaus”.
Em Robério Braga a afirmativa é precisa em relação ao ano da criação: “(…) Manaus nasceu em 1669, quando começou o núcleo urbano em derredor do Forte de São José da Barra do Rio Negro (…)”. No decurso do tempo, desde 1669 à atualidade, Manaus teve como designação administrativa as categorias fortaleza, lugar, vila e cidade. Essa gradação expressa a evolução da cidade, em acordo com a independência administrativa conquistada, e possibilita a leitura da história de uma Manaus que evoluiu ao longo do tempo.
A sucessão das categorias supracitadas confirma esse fato. Primeiro, como “forte” (1669), não tendo propriedade administrativa própria, limitada em suas decisões, uma vez que sua sede administrativa estava em Barcelos – Forte vizinho; depois, como “lugar” (por volta de 1791), com um território maior e mais povoado, sendo necessária uma sede para a resolução imediata de questões específicas; em seguida, como “Vila” (1832), dotada de um poder administrativo maior, e construindo a sua própria câmara de vereadores, passando a ter juiz e promotor de justiça. A vila passa a dotar-se de elementos que davam uma nova competência à localidade. Foi em 24 de outubro de 1848, que a Vila de Manáos passou à categoria de cidade da Barra do Rio Negro (Braga, 2013).
Desde 1791 o Lugar da Barra vinha sendo considerado a capital do Rio Negro, mas recebeu o nome de Manaós pela primeira vez em 1832, com o Código Criminal do Império, quando foi elevada à categoria de Vila e cabeça de Comarca (…) (BRAGA, 2013, p. 17).
Em 24 de outubro de 1848, pela lei 145, a então Vila de Manaós, como se escrevia e se escreveu durante anos e anos, foi elevada a categoria de cidade, mas foi restabelecido o nome de Cidade da Barra do Rio Negro que só foi modificado para cidade de Manaós em 1856 (…) (Op. Cit.). Considerando 1669 o ano de fundação do Forte, hoje, a atual Manaus comemora 350 anos.
- Imagens: Domínio Público/Divulgação
- Fonte: Iná Isabel de Almeida Rafael, pesquisadora do Programa Sociedade e Cultura na Amazônia/UFAM.