Na noite do último sábado (16), uma chacina, resultou na morte de cinco membros de uma mesma família, a execução teria sido motivada por uma disputa de território do tráfico de drogas em Manaus.As vítimas foram executadas na casa onde moravam, localizada na Rua Ibitita, bairro Nova Cidade, na Zona Norte da capital.
As vítimas foram identificadas como os irmãos Edmundo de Jesus Roque, de 23 anos, conhecido como “Bill”, que seria o alvo principal dos assassinos, e Poliana de Jesus Roque, de 17 anos. Além dos primos deles, o estudante Luiz Carlos Roque de Souza, de 19 anos, e Maria Isadora de Jesus Roque, de 14 anos, que também eram irmãos. A tia dos jovens, a diarista Márcia Gonçalves de Jesus, de 44 anos, também foi baleada no local, mas morreu enquanto recebia atendimento médico já na ambulância.
A mãe de Luiz e Isadora, a dona de casa Rosilana de Jesus Roque, de 34 anos, que está grávida de oito meses, ficou ferida com um tiro na cabeça. De acordo com parentes, o estado de saúde dela é grave, e a mesma se encontra em coma no Hospital e Pronto-socorro.
Uma jovem de 20 anos não identificada que também é parente dos mortos, teve a vida poupada pelos elementos, e foi levada para dentro da residência com o filho no colo. Ela foi agredida e recebeu coronhadas dos criminosos.
Conforme a Polícia Civil, Bill, junto com um irmão mais novo, identificado apenas como Adrio, que conseguiu fugir no momento do ataque, utilizavam o imóvel da família para a comercialização de drogas.
O ataque teria sido ordenado por um traficante identificado apenas como “Dirceu”, que teria deixado a facção criminosa Família do Norte (FDN) e se tornado integrante do Comando Vermelho (CV).
Conforme uma fonte, os irmãos Adrio e Edmundo estariam vendendo drogas de um fornecedor da FDN. Para não perder o território e manter a liderança na comunidade Dirceu mandou executar a dupla que teria se tornado sua rival.
Durante a abordagem na casa da família, dois bandidos teriam chego no local em um Peugeot, de cor preta, e renderam algumas vítimas que conversavam na entrada da casa. Todos entraram na residência, e em seguida os bandidos atiraram em todos que viram pela frente, inclusive em Edmundo, que ainda tentou se esconder no guarda-roupa, mas acabou sendo encontrado. Após o crime os elementos imediatamente fugiram do local.
Dentro da casa das vítimas, a polícia encontrou porções de pasta base de cocaína e R$20 em espécie. Os corpos foram recolhidos pelos Instituto Médico Legal (IML), e às 10h40 da manhã de ontem, domingo (17), todos os cinco corpos foram liberados para o velório, que deve acontecer em uma associação de moradores, no Igarapé do Prosamim, no Centro.
Eles Voltaram!
Vários outros famíliares das vítimas da chacina, temem pela própria morte! eles estão com medo de que outro ataque aconteça. Conforme uma mulher que não quis se identificar, relatou que após o crime, suas sobrinhas viram dois homens em uma moto se aproximarem da casa e gritarem: “Ainda tem alguém vivo aí dentro dessa casa?”, mas que elas se esconderam e foram embora.
Os moradores, estão assustados e não querem dar maiores informação com medo de represálias. E desabafam que, não aguentam mais tanto medo, insegurança e falta de atuação do estado sobre o problema do tráfico de drogas em Manaus.
Outra pessoa não identificada, disse que na chacina, eles mataram pessoas da família que não tinham envolvimento com tráfico de drogas. Todos os dias, pessoas trabalhadoras, pais e mães de família estão perdendo filhos, familiares e estão pagando com a própria vida, esse problema que é inclusive de competência do poder público.
Imagem:
- Fonte: Isso é Amazonas/ D24Am
- Imagem: Reprodução.