Na última quarta-feira (21), o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM), Deputado Josué Neto, esteve presente na solenidade em alusão aos 50 anos da Companhia de Saneamento do Amazonas (COSAMA), que aconteceu na Sede do Governo, na Avenida Brasil, bairro Compensa, Zona Oeste de Manaus.
Na ocasião foram anunciados os novos ivestimentos para a melhoria da distribuição dos recursos hídricos e ampliação da rede de serviços destinados a população que reside no interior do Amazonas.
“Para que estivéssemos hoje aqui anunciando esses investimentos foi necessário um encaixe histórico entre a vontade do Governo Federal, do presidente Jair Bolsonaro, em investir no Amazonas. Porque os outros governos federais não investiam no Amazonas? Quando Governo Federal, Governo estadual e prefeituras trabalham juntos isso é bom pra população; a água quando não é tratada mexe com a saúde das crianças, causando verminoses e hepatites, quando ela recebe um tratamento de forma errada como o caso de Nova Olinda do Norte com grande quantidade de flúor e cloro causa doenças como o câncer. E, isso sem dúvida nenhuma é a essência de espírito público do governador (Wilson Lima), parabéns ao senhor, ao Armando do Valle (presidente da Cosama) pela iniciativa e trabalho desenvolvido no Estado”, disse o Deputado Josué Neto.
O presidente da COSAMA, Armando Valle, confirmou que serão investidos recursos no valor R$9,3 milhões, destinados ao novo programa “COSAMA na Comunidade”, onde serão adquiridos 400 Sistemas de alta tecnologica para o tratamento de água, que foram batizado com o nome “Yguatú”; beneficando mais de 200 mil pessoas no interior, promovendo saúde e melhores condições para mais de 40 mil famílias.
“Estamos reconstruindo a companhia, o desafio é grande, pois a prioridade não é só água, mas esgotamento e lixões no interior do Estado, mas temos o apoio do deputado Josué Neto e da Funasa”, enfatizou Armando Valle.
Armando Valle também ressaltou que R$1,3 milhões serão investido para ampliar em sete mil metros, a rede de abastecimento de água de Nova Olinda do Norte; que era uma das promessas do governador Wilson Lima.
No evento, o governador Wilson Lima assintou o decreto que cria a Comissão Térnica para elaboração da Política Estadual de Saneamento Básico do Amazonas; além de firmar compromisso entre o governo do Estado e a COSAMA, com um termo de cooperção técnica com FUNASA, para proporcionar ações nos municípios.
- Fonte: Assessoria do Deputado Josué Neto
- Imagem: Joel Arthus