Nos últimos dias a carne vermelha teve aumentos expressivos, levando ao consumidor a aumentar o consumo de frango e peixe em Manaus, mas alguns comerciantes já alertam para um aumento também nas carnes de porco e frango, para os próximos dias.
“Os preços de frango e suíno no mercado interno também tem sido influenciados pela alta da carne bovina, todavia já está se verificando uma tendência de reversão dessa subida que deverá se refletir nos preços do atacado e varejo; a elevação de preções é explicada pela proximidade das festas de final de ano, ocasião em que há aumento de consumo de carne suína”, disse o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Amazonas (FAEA).
“Está exportando a carne vermelha pra China? Porque não dão prioridade para o nosso país, mas sempre para o país ‘dos outros’? Nós, os mais pobres, ficamos prejudicados”, relata uma consumidora.
O feirantes que atuam nas feiras municipais dos bairros, já começam a notar a baixa frequência de clientes nos açougues e alguns já estão deixando de vender carne vermelha devido aos baixos lucros; apenas as grandes redes de supermercados estão conseguindo manter o produto em condições para venda.
“A carne que custaria R$ 23,00 o quilo (kg) foi para R$ 33,00. O consumo diminuiu. E para não ter prejuízos, com a carne estragando no freezer, a gente não investe; estou vendendo peixe e frango”, relatou um feirante.
- Fonte: A Crítica – https://www.acritica.com/channels/manaus/news/apos-alta-no-preco-da-carne-vermelha-consumidor-migra-para-frango-e-peixe
- Imagem: Divulgação