Na madrugada de ontem (5), o site “The Intercept Brasil” divulgou uma matéria revelando um situação delicada e ao que parece, frequente, que ocorre em várias unidade do Instituo Federal do Amazonas.
O site revela que pelo menos 30 estudantes do Instituto, sendo a maioria menores de idade, fora vítimas de assédios sexuais praticados por professores da instituição.
A maioria das denuncias foram registradas nos Conselhos Tutelares, delegacias de polícia e Ministério Público estadual e federal; as denuncias apontam assédios frequentes em 9 unidades, em 8 municípios.
As vítimas relatam que sofreram assédios no ambiente escolar e fora; seis professores acusados já foram demitidos, mas 12 ainda permanecem nas instituições.
Uma das vítimas relatou que preferiu abri mão de uma “bolsa”, porque não aguentava mais suportar os assédios constrangedores e frequentes do professor.
A mãe de uma das vítimas relatou que a adolescente apresento diversos problemas de saúde após ser assediada; perdeu peso, procura ficar isolada, sempre com expressão de tristeza e calada.
Os casos assédios envolvendo 18 professores foram relatados à direção do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. Apesar dos relatos serem frequentes, as punições são raras.
Posted by The Intercept Brasil on Friday, December 6, 2019
- Fonte: The Intercept Brasil – https://theintercept.com/2019/12/05/alunas-acusam-professores-ifam-assedio/
- Imagem: Divulgação