A ação social teve início no sábado (10) já atendeu as mulheres da Vila de Balbina e devido a grande procura da população principalmente por exames de mamografia e ultrassonografia continuará atendendo as mulheres do município de Presidente Figueiredo na sexta-feira (17) e no sábado (18).
A “Carreta da Mulher”, que atua como uma clínica da mulher sobre rodas, visando a prevenção do câncer de mama e colo de útero por meio da realização de exames de rastreamento, como mamografia digital, ultrassom e o Papanicolau, já realizou cerca de 600 atendimentos entre sábado e terça-feira.
“Esta é uma ação muito importante para a prevenção e diagnóstico de possíveis problemas na saúde da mulher, desta forma minimizando a demanda de nosso município”, disse a enfermeira Patrícia Lopes.
A ultrassom foi um dos exames mais realizado em Presidente Figueiredo. O exame é usado principalmente em gestantes e crianças, assim como traçar avaliação do estado de órgãos internos, como fígado e os rins. Nas mulheres, o ultrassom transvaginal analisa o útero, ovários e colos uterino.
Suspeitas de infecções como a apendicite, doenças que afetam a tireoide e os vasos sanguíneos, cálculos na vesícula e nos rins também são detectados em poucos minutos. Há ainda a possibilidade de analisar o estrago de lesões ortopédicas em tecidos moles, como ligamentos e cartilagem.
A ação que terá duas etapas, a primeira etapa da ação irá realizar apenas procedimentos e exames de prevenção. Uma outra etapa, com data ainda a ser marcada, será para a entrega dos exames e consultas médicas para a avaliação.
Imagem: Divulgação