Rodrigo Tobias, Secretário de Saúde do Estado, realizou o acompanhamento da montagem de seis monitores multiparamétricos e de quatro ventiladores pulmonares adultos no Hospital Universitário Francisca Mendes, durante esta terça-feira (21/01).
O Hospital Universitário Francisca Mendes é vinculado a Universidade Federal do Estado do Amazonas, nomeado pelo SUS, como Centro de Referência de Alta Complexidade em cirurgia Cardiovascular, Cardiologia Intervencionista, Cirurgia Vascular de Alta Complexidade, Endovascular e Elotrofisiologia.
Os equipamentos fazem parte do investimento feito de R$ 1 milhão de reais, provenientes do Governo do Amazonas, na área da saúde, contribuindo diretamente para o avanço tecnológico, e segurança nas prestações de serviços, prontificando a assistência à saúde no Francisca Mendes.
“Hoje é um dia em que, aqui no Hospital Francisca Mendes, estamos recebendo um conjunto de equipamentos e acessórios, que visa então a atualizar o parque tecnológico, de toda a infraestrutura, melhorando assim as condições de trabalho da nossa equipe clínica, e sobretudo vai impactar na oferta e na melhoria da assistência à saúde da população do estado do Amazonas”, disse Tobias.
Foram contabilizadas 34 cirurgias cardíacas realizadas na unidade durante o primeiro mês do ano. No ano passado, em todo o mês de janeiro, foram apenas 31 cirurgias.
Além da possibilitação da realização de 134 procedimentos desde o início deste ano, entre cateterismo, colocação de marca-passo, angiografia, arteriografia, entre outros, resultado do conserto das duas máquinas de hemodinâmica.
Vale ressaltar o empenho da gestão pública na melhoria da área da saúde, o governador, Wilson Lima conseguiu manter uma taxa de mortalidade abaixo da média nacional, que é de 20%, enquanto no Amazonas a média é de 12%.
Além de ter realizado parceria com o Hospital da Criança, em São José do Rio Preto, com finalidade em dar celeridade à fila de espera de cirurgias e procedimentos médicos, além possibilitar maior aprendizado para ambas as equipes.
- Fonte: Secom.
- Imagem: Tácio Melo/Secom