quinta-feira, novembro 21, 2024

Saúde- “Alerta Mundial” – CORONAVÍRUS.

  •  Prefeitura de Manaus

A prefeitura de Manaus, anunciou na quarta-feira (29/01),  o plano de ação para o possível enfrentamento do novo Coronavírus, identificado recentemente na China e que, segundo o Ministério da Saúde (MS), já foram  três casos de suspeita no Brasil.

“Estamos em alerta e as equipes da Secretaria Municipal de Saúde estão prontas para enfrentar, se necessário, mais essa batalha. Nosso pessoal vem sendo, cada vez mais, capacitado para combater doenças de avanço rápido, como o sarampo e o H1N1. Atualmente, já contamos com 23 UBS de referência para o tratamento das Síndromes Gripais e vamos mapear, entre essas unidades, em quais serão estrategicamente centralizados os atendimentos ao novo vírus”, destaca Arthur Neto.

 

A Semsa também tem colaborado com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para alertar e orientar a comunidade aeroportuária sobre os casos da doença respiratória originada na China, causada pelo novo Coronavírus.

De acordo com a diretora do Departamento de Vigilância Ambiental e Epidemiológica (Devae/Semsa), enfermeira Marinélia Ferreira, o foco da parceria com a Anvisa é a atualização sobre as estratégias de prevenção e controle estabelecidas pelo Governo Federal, em parceria com estados e municípios, para os portos, aeroportos e áreas de fronteira, principalmente na identificação de pacientes apresentando sintomas suspeitos da doença.

“A rede de saúde mantém a vigilância para o possível registro da doença no país, seguindo protocolos já existentes para a notificação imediata, permitindo iniciar rapidamente as medidas de controle, monitoramento e prevenção. E os portos, aeroportos e áreas de fronteira, com a grande circulação de pessoas de vários países, têm papel fundamental na disseminação de informações para o controle da doença e na identificação de casos suspeitos”, ressalta Marinélia Ferreira.

Foto:Mário Oliveira / Semcom e Divulgação Semsa
  • Governo do Estado do Amazonas 

Para prevençao e tratamentos de possíveis casos de Coronavírus no Amazonas, o Governo  criou o Comitê Interinstitucional de Gestão de Emergência em Saúde Pública (2019-nCoV).

Na pauta, estiveram as atualizações sobre o novo vírus e as outras Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG) e o alinhamento das autoridades em relação às medidas de prevenção e controle que estão sendo adotadas no Estado, conforme orientação do Ministério da Saúde (MS) e da Organização Mundial de Saúde (OMS).

O Hospital Delphina Aziz, na Avenida Torquato Tapajós, bairro Colônia Terra Nova, na zona norte, foi escolhido como unidade de referência para tratamento de possíveis casos de coronavírus, em Manaus, segundo afirmou a gerente do Comitê de Informações Estratégicas da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS), Liane Socorro Souza.

No Amazonas, não há notificação de casos suspeitos de Coronavírus, mas o secretário estadual de Saúde, Rodrigo Tobias, informou que a rede assistencial está organizada para atender possíveis ocorrências.

“O nosso objetivo é fazer a execução de medidas preventivas e, sobretudo, de buscas ativas no controle das epidemias por síndromes gripais. Nesse sentido, fizemos a primeira reunião, alinhamos e determinamos fluxos no nosso atendimento de modo que todo o sistema de saúde do Amazonas está preparado para fazer a assistência de pacientes que apresentarem sintomas”, disse.

FOTO: Michell Mello/Secom

 

  • Fique atualizado sobre a real situação do Coronavírus segundo a OMS.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) decidiu nesta quinta-feira (30/01) declarar emergência internacional de saúde devido à epidemia de um novo tipo de coronavírus que atinge a China. O número de casos confirmados na China saltou de 571 para mais de 7.700.

Epidemia ou Pandemia?

O caráter distintivo das Epidemias está em sua manifestação coletiva e singular; coletiva enquanto fenômeno que atinge grupos de indivíduos provocando alterações no modo de “andar a vida” e singular enquanto ocorrência única na unidade de tempo e espaço em que ocorre.

As práticas de intervenção utilizadas para o combate às epidemias refletem, de um lado o conhecimento que se tem do fenômeno e de outro lado, as formas de atuação do Estado em cada período histórico.

Uma pandemia ocorre quando uma doença espalha-se por uma grande quantidade de regiões no globo, ou seja, ela não está restrita a apenas uma localidade, estando presente em uma grande área geográfica. Nem todas as doenças podem causar uma pandemia, entretanto, outras podem espalhar-se rapidamente e causar a contaminação de milhares de pessoas.

Um vídeo que circula na internet, divulga cenas que denunciam globalmente a realidade sobre os casos de morte do Coronavírus na China.

ASSISTA QUI: https://www.facebook.com/gelsonjorge.jorge.1/videos/2561507340761261/

Medidas de Prevenção CORONAVÍRUS: 

Para aquelas pessoas que tenham viajado para o país asiático nos últimos 14 dias é importante ficar atento e procurar atendimento médico imediato em caso de febre acompanhada de pelo menos um sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar, batimento das asas nasais entre outros).

Acesse Boletins epidemiológicos: http://saude.gov.br/boletins-epidemiologicos

Coronavírus: O que é, sintomas e cuidados.

A identificação do vírus surgiu na província de Hubei, na China, em janeiro deste ano, depois do alerta de diversos casos de pneumonia na cidade de Wuhan, no final de 2019.Desde então a Organização Mundial da Saúde monitora a doença na China e no mundo.

TRANSMISSÃO – A contaminação pelo Coronavírus ocorre pelo ar e pelo contato com pessoas contaminadas, pelas secreções (gotículas de saliva; espirro; tosse; catarro; contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão; contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos).

Os sintomas são febre, tosse e dificuldade para respirar. Entre os cuidados básicos podem reduzir o risco de infecção, estão:

  • evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas;
  • realizar lavagem frequente das mãos, especialmente após contato direto com pessoas doentes ou com o meio ambiente;
  • utilizar lenço descartável para higiene nasal;
  • cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;
  • evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
  • higienizar as mãos após tossir ou espirrar;
  • não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
  • manter os ambientes bem ventilados;
  • evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença;
  • evitar contato próximo com animais selvagens e animais doentes em fazendas ou criações.

Ministério da Saúde: Muita fala e pouca ação! Falta medidas de Educação em Saúde para a população.

– Ministério da Saúde passa a coordenar o Grupo Executivo Interministerial de Emergência Pública de Importância Nacional e Internacional

#Coronavírus – Ministério da Saúde passa a coordenar o Grupo Executivo Interministerial de Emergência Pública de Importância Nacional e Internacional

Posted by Ministério da Saúde on Monday, February 3, 2020

 

https://www.facebook.com/minsaude/?__tn__=%2Cd%2CP-R&eid=ARC-vgeaKzAk531D4gHOldiULSeESCzp_HDBwI0A-C1tRb6dDzXtFRhGHY5VeMtpdo-zhqD2D7272cZs

Para saber mais, acesse: saude.gov.br/novo-coronavirus

Link de notícia sobre Coronavírus

Saúde- “Coronavírus”- Prefeitura de Manaus inicia plano de ação para combate e prevenção do vírus.


  • Redação:Portal Manaós
  • Fonte: SECOM/SEMCOM/MS/OMS

 

 

Fique ligado em nossas redes

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Programas

Últimas Notícias