Durante a manhã de segunda-feira (17), em torno de 300 quilos de pescado ilegal e 1,3 quilo de ouro sem procedência, avaliado em aproximadamente R$ 360 mil, foram apreendidos na capital Amazonense.
A apreensão foi realizada pelo Batalhão de Policiamento Ambiental, em uma embarcação atracada em frente a Feira da Panair, no bairro Educandos, localizado na zona Sul de Manaus.
A ocorrência foi realizada através de uma denúncia anônima, que informava que um barco estava carregado de pescado ilegal.
As autoridades foram até o local e fizeram a revista na embarcação.
“Fizemos a abordagem e na fiscalização encontramos o pescado. As espécies apreendidas foram pirarucu, tambaqui e rucunaré. O dono da embarcação não tinha a posse da nota fiscal da procedência dos alimentos, o que se caracteriza como crime ambiental”, afirmou o tenente Elson Júnior.
A nova busca surtiu efeito quando foram encontrados 1,3kg de ouro sem procedência.
“É normal nestas situações eles esconderem dentro dos cascos dos barcos, no maquinário e outros lugares, algo como quelônios. Nós estávamos em busca disso, mas nos deparamos com esta quantidade de ouro dentro de uma caixa de celular”, completou Júnior.
O dono da embarcação afirmou que recebeu a encomenda no município de Japurá.
O homem não soube dizer a identidade de quem entregou o ouro ilícito e tampouco quem receberia o material na capital amazonense.
O caso foi encaminhado para a Delegacia Especializada em Crimes contra o Meio Ambiente e Urbanismo e seguirá spb investigação.
O pescado apreendido será doado às instituições carentes.
- Imagem: Divulgação.