sábado, outubro 5, 2024

Suicídio – A dor silenciosa que massacra a sociedade.

Manaus durante a tarde de terça-feira (18), foi cenário de mais uma vítima de suicídio. O jornalista Cristiano Góes morreu ao cair do terceiro andar de um prédio, o local da morte foi uma escola.

Contraditório o efeito da vida sobre viver!

O suicídio atinge todos os perfis de pessoas, seja rico, pobre, homem, mulher, criança, adulto ou idosos. As causas são as mais diversas possíveis. Mas o que nos leva a pensar nessa reflexão, é sobre a vida. Onde estamos errando como seres humanos?

Todos os dias nos deparamos com uma série de atividades, demandas, obrigações legais e morais, onde tudo  se mistura em um conjunto de ação x reação que desaguam no cotidiano. No nosso deitar e levantar, na rotina de viver e conviver com as pessoas.

Acredito que a falta de amor ao próximo seja o início fundamental para essa discussão. A individualidade está acabando com tudo o que é vivo na terra. Os sete pecados capitais: luxúria, gula, avareza, ira, soberba, preguiça e inveja, são as principais premissas para tamanha falta de empatia e solidariedade.

Em um grupo de whatsapp uma pessoa postou: chifre não é asa! essa mensagem foi direcionada ao caso do Cristiano. Logo, pensei: – “O  que leva um ser humano a falar isso diante de um ocorrido tão triste e lamentável como esse?” Vale lembrar que não sabemos o que levou a causa da morte do Cristiano, na verdade só ele sabia o que lhe angustiava.

Acho que é a perda do amor, ou seja, esse tipo de pessoa perdeu a sensibilidade emocional e espiritual para se perceber em um processo onde todos nós estamos juntos. Isso pode ocorrer por diversos fatores.

A religiosidade pode ser um desses fatores, pois essas “ditas” instituições religiosas estão matando muita gente, inclusive torturando e mutilando o espírito e a carne de muitas pessoas. Em nome de Deus as pessoas estão se tornando especialistas em JULGAR e estão esquecendo de AMAR e ORAR.

As práticas de preconceitos estão sendo alimentadas em nome do conservadorismo enraizado numa distorção do que seja o verdadeiro sentido da liberdade e da vida.

O fato é: todos os dias milhares de pessoas estão perdendo o sentido de viver. Seja por problemas financeiros, emocionais, sexuais, espirituais, morais ou psicológicos.  E o que estamos fazendo para minimizar isso? Qual é o verdadeiro sentido da nossa passagem por esse planeta?

É necessário que seja privilegiado ações emergenciais para a saúde pública no Estado do Amazonas. O cuidado com a saúde mental não é um tema divulgado com propriedade educativa. Há muitos tabus que impedem a propagação sobre a psicologia. Muitos ainda pensam: “não sou doido (a) para procurar um psicologo!” outro fator é sobre o acesso a esse profissional, onde o custo para as consultas são bastante onerosas para o bolso das pessoas que não possuem renda ou que ganham um salário mínimo.

A população do Estado do Amazonas possui um perfil socioeconômico baixo. Diante disso, faz-se necessário que o poder público venha implementar a ampliação dos consultório de rua (escuta breve e emergencial) na psicologia.

Não podemos esquecer que o SUICÍDIO é uma doença reconhecida pela Organização Mundial de Saúde. E existe vários “Cristianos”, “Marias” e “Vitor” que precisam de uma intervenção.

Nessa mesma semana foi publicado no Portal Manaós uma matéria sobre suicídio.

Saúde – “Suicídio” – Erica Lima entrevista a Psicologa Luziane Costa.


  • Portal Manaós 

 

Fique ligado em nossas redes

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Programas

Últimas Notícias