sexta-feira, novembro 22, 2024

Saúde- Durante o carnaval será reforçado atendimento de urgência e emergência em Manaus.

A Secretaria de Estado de Saúde organizou um planejamento estratégico para garantir a funcionalidade da rede de urgência e emergência no Carnaval.

Todas as 26 unidades vão funcionar em plantão 24 horas e estão plenamente preparadas para atender à população com equipes reforçadas e apoio da Central de Medicamentos do Amazonas no abastecimento de medicamentos.

O Governo do Amazonas também realizou o planejamento de um mutirão de saúde para consultas ambulatoriais e exames marcados pelo Sistema de Regulação, onde irá acontecer na Policlínica Gilberto Mestrinho.

A ação iniciou a partir de sexta-feira (21/02) e seguirá ate terça-feira (25/02), abrangendo exames de ultrassonografia e consultas em cirurgia ginecológica, fonoterapia e cardiologia com risco cirúrgico.

Além de pussir a testagem rápida e aconselhamento para sífilis, HIV e hepatites A e B, entre outras Doenças Sexualmente Transmissíveis.

Conforme  o secretário estadual de Saúde, Rodrigo Tobias, a operação Carnaval da Susam foi planejada para evitar superlotação e desabastecimento.

“Foi feita toda uma organização, tanto para as unidades de urgência e emergência quanto para os outros hospitais, com leitos de retaguarda, caso haja necessidade de transferências. Estamos preparados para qualquer eventualidade. Mas estamos torcendo para que este Carnaval seja o mais tranquilo possível”.

Além de ter ressaltado a importância da população procurar a unidade certa dependendo da gravidade do caso.

“Em casos de agravos leves, procure os SPAs e deixe os prontos-socorros para as grandes emergências, como acidentes de trânsitos, ferimentos com arma de fogo ou arma branca, queimaduras graves, afogamento, hemorragias, infarto e AVC, insuficiência respiratória e perda da consciência”

As unidades seguirão funcionando em plantão de 24 horas, sem interrupção de atendimento. Estarão funcionando os sete prontos-socorros, incluindo os infantis, as sete maternidades, os nove SPAs, as duas Unidades de Pronto Atendimento: Campos Sales, no bairro Tarumã e José Rodrigues, na Cidade Nova, além do serviço de emergência do Centro Psiquiátrico Eduardo Ribeiro.

Para casos de alta complexidade relacionados a quedas com ferimento de cabeça e pescoço, a unidade de referência é o HPS João Lúcio Machado. Os casos de queimaduras e demais acidentes serão levados para o HPS 28 de Agosto. Para o atendimento infantil, a referência será o HPS da Criança da Zona Oeste.

A Susam montou um posto médico no Sambódromo, com objetivo de garantir atendimento à população que irá acompanhar os desfiles das escolas de samba. O posto começou a funcionar a partir de quinta-feira (20/02), permanecendo até sábado (22/02), último dia do desfile, assim como durante o Carnaboi.


  • Fonte: Secom
  • Imagem: Divulgação/Secom

Fique ligado em nossas redes

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Programas

Últimas Notícias