Na quinta-feira (27/2), a Prefeitura de Manaus iniciou a reunião de integração de professores e pedagogos em estágio probatório na rede municipal de ensino.
O encontro promovido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed-Manaus), por meio da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), acontece até esta sexta-feira, 28/2, nas sete Divisões Distritais Zonais (DDZs) da Semed, com a presença de 1.700 educadores do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (Eja), que entraram na rede, a partir de 2018.
O objetivo do encontro é conhecer as leis; organização e finalidades da secretaria; missão; visão e valores; modalidades de ensino; documento norteadores; atribuições da gestão e pedagogo, baseado no Regimento Geral das Unidades de Ensino da Rede Pública Municipal de Ensino resolução nº 011/CME/2011, aprovada em 21/12/2011.
A reunião com os educadores é de responsabilidade dos formadores do Programa de Tutoria Educacional (PTE) do DDPM da Semed. Para Luciana Costa, uma das formadoras do encontro, é importante que todos saibam o procedimento e como funciona a secretaria em seus trâmites burocráticos e até pedagógico.
“Essa reunião é importante porque favorece a integração desses educadores que estão entrando agora, para que eles possam estar cientes em relação de como a Semed funciona, quais são as atribuições o gestor, o pedagogo e o professor têm na escola”, explicou.
Zona Norte
Aproximadamente 400 educadores, entre professores e pedagogos das escolas municipais da DDZ Norte, participam do encontro na escola municipal João Alberto de Menezes Braga, localizada no Monte Sinai. Segundo a coordenadora dos anos iniciais da DDZ Norte, Marilia Pereira Felix, o trabalho com os novos docentes e os que atuam na rede acontece com frequência.
“Essa reunião tem como principal objetivo dinamizar junto às unidades de ensino a atuação da Semed no segmento educacional, como orientar e avaliar os projetos, integrar a equipe a essas demandas pedagógicas, administrativas e de infraestrutura. Além disso, que eles possam conhecer e acompanhar esses processos”, disse.
A professora Maria dos Santos Guimarães, da escola municipal Silvia Helena Bonetti, no ramal do Acará, bairro Viver Melhor, zona Norte, ficou satisfeita com a reunião pelos temas que foram abordados entre os educadores.
“Esse encontro é muito importante para todos nós, porque nos orienta sobre os documentos que a Semed tem e dispõe para todos os professores um direcionamento, conforme as dúvidas de cada um. Sabemos que as dinâmicas são várias, tanto no campo pedagógico, como na própria gestão”, justificou.
Centro-Sul
A escola municipal Raimunda Teodoro Botinelly Assumpção, no Riacho Doce II, foi o local do encontro de aproximadamente 200 educadores das unidades de ensino da DDZ Centro-Sul. Segundo a pedagoga Railane Medeiros, do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Ailton Roth, bairro Alfredo Nascimento, o encontro com os educadores foi muito proveitoso.
“Essa reunião foi muito importante, porque demonstra todo seguimento da Semed que nos dá um suporte para sabermos os nossos direitos e deveres. Todos esses encontros disponibilizados pela Semed nos dão subsídios para que a gente possa atuar tanto na nossa parte como professor e até mesmo de relação interpessoal com os nossos funcionários da escola”, declarou.
- Redação: Paulo Rogério / Semed
- Imagem: Cleomir Santos / Semed