O Posto de Atendimento Descentralizado do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) no município de Humaitá, a 590 quilômetros de Manaus, terá duplicada sua capacidade de atendimento até o final do primeiro semestre deste ano. O investimento faz parte da estratégia do Governo do Amazonas, implementada pelo diretor-presidente do Detran-AM, Rodrigo de Sá, para desburocratizar o atendimento no interior do estado.
O aumento na capacidade de atendimento será possível graças a um Termo de Cooperação Técnica a ser assinado com a Prefeitura de Humaitá nos próximos dias. O executivo municipal irá ceder um novo espaço para o Detran-AM, onde serão instalados novos guichês de atendimento, além de oferecidos de novos serviços, como empresa terceirizada para parcelamento de débitos veiculares no cartão de crédito, captura de imagem para emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
O espaço terá ainda a realização de provas de legislação sem a necessidade do deslocamento de agentes de Manaus, diminuindo custos para o Estado e dando mais agilidade ao processo de emissão da primeira CNH. As provas de legislação serão eletrônicas, feitas em computador, abolindo a prova física em papel, o que oferta, além da segurança no processo, rapidez no resultado e na abreviação do prazo para entrega da CNH. Extinguindo a prova física, o processo para emissão da CNH será mais seguro, evitando possíveis fraudes. A captura de imagem vai garantir o envio das imagens para o sistema do Detran, evitando que esses documentos sejam enviados via malote para Manaus.
No final da última semana, o diretor-técnico do Detran-AM, Amurine Tomaz, acompanhado da diretora administrativa e financeira, Edslângela Rodriguês, e de assessores, foram até ao município para uma visita técnica. A ida da gestão ao município foi uma determinação do diretor-presidente do Departamento, Rodrigo de Sá, para buscar soluções relativas a problemas com a frota de transporte escolar no município e melhoria no atendimento aos moradores da cidade.
Durante a visita ao município, os representantes do Detran-AM se reuniram com a Prefeitura de Humaitá, Ministério Público (MP-AM) e Polícia Rodoviária Federal (PRF) para a formatação de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) visando especificar a atuação de cada membro sobre a fiscalização do transporte e escolar e contribuir com um trânsito seguro na cidade. O documento está sendo elaborado pelo MP, com base nas normas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e sugestões das instituições envolvidas.
- Imagem: Divulgação