Durante a sexta-feira (6), o prefeito Arthur Virgílio Neto se manifestou sobre o recente anúncio do presidente Jair Bolsonaro em estudar a criação de uma zona franca no arquipélago do Marajó, no Estado do Pará.
Sendo um árduo defensor da Zona Franca de Manaus, o prefeito de Manaus voltou a dizer que, o modelo precisa de incentivos urgentes e vê como preocupante a possibilidade.
“Se o presidente diz que vai criar uma zona franca em algum lugar, aí passa a ser motivo de preocupação, primeiro pela proximidade que essa região tem com o mar, que é a chave para baixar custos e levar vantagem na concorrência conosco. Sou contrário a isso. A Zona Franca de Manaus se incorporou ao patrimônio econômico do Estado e não deve ser reproduzida, só cabe uma no Brasil e está aqui em Manaus”, declarou Arthur.
Com 53 anos de história, completados no último dia (28) a Zona Franca de Manaus é considerada um modelo de desenvolvimento econômico implantado pelo governo brasileiro objetivando viabilizar uma base econômica na Amazônia Ocidental, promover a melhor integração produtiva e social da região ao país, garantindo a soberania nacional sobre suas fronteiras.
O modelo leva à região de abrangência da Amazônia Ocidental, onde o desenvolvimento econômico está aliado à proteção ambiental e possui três polos econômicos: comercial, industrial e agropecuário.
“A preocupação maior em relação a nossa Zona Franca de Manaus é conscientizar o presidente de que nosso polo está caduco. Alguns polos estão fazendo um bom papel para sustentar a economia, mas outros não creio mais. Temos que pensar em outros polos, como o de drones e da própria biodiversidade. O Amazonas ainda depende da zona franca. Temos que fazer profundas reformas, precisamos de portos, da BR-319, para quebrar o isolamento, para deixar um polo mais competitivo. Hoje não basta só o incentivo”, finalizou.
Prefeito Arthur Virgílio Neto fala sobre a importância da Zona Franca de Manaus
Posted by Arthur Virgílio Neto on Friday, March 6, 2020
- Fonte: Semcom.
- Imagem: Divulgação/ Semcom.
- Vídeo: Divulgação.