“Foi uma verdadeira situação de terror e desespero”.
Esse foi algum entre os diversos relatos recebidos pelo deputado José Ricardo, de moradores da Ocupação Monte Horebe,localizado na Zona Norte de Manaus.
Durante a visita do parlamentar realizada pela manhã deste sábado (7), em forma de representação à Câmara Federal. Juntamente com ele, entidades ligadas à luta pelos Direitos Humanos também participaram da verificação para saber se o processo de retirada das famílias e as ações para ampará-las nos seus direitos Constitucionais, sobretudo à moradia, estão sendo respeitados.
Para José Ricardo toda essa situação é resultado da falta de política para moradia, que obriga as famílias a buscarem alternativas.
“Estou trabalhando para acabarmos com as ocupações irregulares em Manaus. Por isso proponho uma política habitacional que permita a quem precisa da sua casa própria comprar um lote de terra urbanizado a preços subsidiados tanto pela prefeitura de Manaus, quanto pelo governo do estado”, declarou.
José Ricardo constatou que muitas famílias ainda se encontram na localidade porque não tem para onde ir, e não receberam nenhuma informação contundente sobre uma nova moradia.
” Não estamos defendendo aqui as especulações imobiliária ou qualquer outro tipo de situação. Estamos preocupados apenas com as famílias que não tem onde morar e também, ao que tudo indica, com os seus direitos Constitucionais que estão sendo ferido nesse processo”, afirmou.
Após a visita à ocupação, o deputado José Ricardo e demais representantes estiveram em reunião com o Secretário de Segurança Pública, com a Secretária Estado de Assistência Social e com o coordenador de Operações da Polícia Militar.
O parlamentar aproveitou o momento para questionar a sobre as denúncias recebidas por ele e cobrou informações e transparência acerca das garantias do cumprimento dos direitos dessas famílias.
Segundo os representantes do Governo do Estado, a ação faz parte de uma política de moradia e que vai cumprir o acordo até que seja solucionado todos os casos.
- Fonte: Assessoria de Comunicação do deputado federal José Ricardo (PT/AM).
- Imagem: Divulgação