Moradores do Conjunto Dom Pedro, Zona Centro-Oeste de Manaus, realizaram denuncia pública sobre a alta tarifa cobrada pelos serviços de água e esgoto. O vereador Professor Gedeão Amorim (MDB) solicitou a empresa Águas de Manaus esclarecimento sobre essa questão. O pedido foi feito na manhã de terça-feira (10/3) durante seu discurso no plenário da Câmara Municipal de Manaus (CMM).
Conforme o vereador os moradores demonstraram grande insatisfação com a postura adotada pela companhia, cobrando o dobro do valor da conta, parte pelo serviço de água oferecido e o mesmo valor para o serviço de esgoto sanitário.
“Nossa tarifa de água já é muito cara, estamos entre as mais caras do Brasil e o que me foi denunciado é que se hoje você paga quatrocentos reais pelo serviço de água, você vai pagar o dobro da conta agora, porquê vão cobrar mais quatrocentos reais pelo serviço de esgoto é contra isso que apresento a denúncia que me formalizaram” declarou o vereador.
Saneamento Básico
Ainda durante seu discurso, Gedeão Amorim chamou a atenção para a oferta de saneamento básico à toda população, lembrando que apesar de 98% da cidade ter água tratada disponível, Manaus tem apenas 20% de cobertura de esgoto, o que atinge grande parte da população que ainda fica sujeita a esgoto a céu aberto, ambiente propício a proliferação de doenças.
“Em um momento em que falamos da transmissão do Coronavírus e ouvimos diversas formas de evitá-lo é necessário pensarmos nas maneiras de levarmos saneamento básico às famílias pobres que vivem em lugares onde não existe tratamento adequado de água, vivendo no meio de uma imensa ‘fábrica’ de doenças, 24 horas por dia”, disse.
Convocatória
Durante a discussão o vereador recebeu apartes de outros companheiros que enriqueceram o debate e ao final de seu discurso, Gedeão Amorim afirmou que a empresa será convocada a estar na Câmara Municipal para fazer esclarecimentos sobre as denúncias apresentadas.
“Estamos fazendo esse apelo para ver se a Águas de Manaus nos dá conta de avaliar essa condição geral e na medida do possível fazermos uma convocatória aos dirigentes para virem aqui nesta casa prestar esses esclarecimentos” finalizou.
- Texto: Assessoria do vereador Professor Gedeão Amorim
- Foto: Robervaldo Rocha – Dircom/CMM
- Edição: Francismar Lopes – Dircom/CMM