sexta-feira, novembro 22, 2024

Saúde – Diretor da Fiocruz de Manaus e vice-reitor da Ufam têm o diagnóstico de coronavírus confirmado.

O Diretor da Fiocruz/Manaus, Sérgio Luz Bessa, realizou exame pela Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) e confirmou o diagnóstico positivo para o “novo coronavírus”. A Fundação de Vigilância em Saúde irá realizar um novo exame nesta quarta-feira (18) para divulgar o resultado oficial.

De acordo com fontes não oficiais, Sérgio Luz está assintomático, ou seja, não apresenta nenhum sintoma caracterítico da contaminação pelo vírus, mas os testes feito pela própria fundação confirmaram a contaminação.

A Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM) já possui conhecimento de que além do diretor a Fiocruz, também testou positivo para coronavírus o vice-reitor da Ufam Jacob Cohen. Entretanto, os dois casos desta terça-feira só estará na estatística oficial quando passarem por outros exames. Atualmente temos três casos confirmado no Amazonas.

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) informou, na tarde de terça-feira (17), que seu vice-reitor, professor Jacob Cohen, testou positivo para coronavírus no dia (16), depois de retornar de uma viagem a São Paulo com os sintomas leves da síndrome.

Nota da Fiocruz Manaus.

A direção do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), esclarece que a Fiocruz atua em consonância com o  Ministério da Saúde (MS), com a Secretaria de Estado da Saúde do Amazonas (Susam), com a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS/AM) e com o Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen-AM) nos assuntos que dizem respeito ao novo coronavírus (Covid-19).

Neste sentido, informa que o anúncio de casos da doença no Amazonas é feito única e exclusivamente pelos órgãos competentes: FVS-AM e Susam.

Desde janeiro de 2020, a Fiocruz participa do Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública (COE-Covid-19), que tem o objetivo de nortear uma atuação do MS na resposta às emergências de saúde pública, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Dados atualizados sobre a situação, definição e número de casos da doença no país podem ser consultados na Plataforma Integrada de Vigilância em Saúde do MS, em http://plataforma.saude.gov.br

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) lançou, nesta sexta-feira (13/3), o seu Plano de Contingência diante da pandemia do novo coronavíus (Covid-19).

O documento é um conjunto de orientações, recomendações e medidas para garantir o pleno funcionamento da instituição e a proteção dos trabalhadores, estudantes, pacientes e demais frequentadores dos campi da Fundação em todo o país.

Disponível no Portal Fiocruz, o Plano traz orientações de ordem prática, que vão desde medidas de prevenção individual a proteção nos ambientes de trabalho, até recomendações sobre viagens e realização de eventos. Trata também de procedimentos nos casos de trabalhadores e estudantes com sintomas de doenças respiratórias, fluxo e comunicação entre os setores e manejo de casos suspeitos e confirmados.

O Plano será permanentemente atualizado, de acordo com o estágio da pandemia.

Saúde – Portal Manaós reforça a prevenção contra o Coronavírus.

Em caso de dúvidas sobre o coronavírus temos o 0800 280 8 280
Funciona de segunda a sexta-feira horário comercial.

Para notificação temos os e-mails:[email protected]. E
[email protected]

Contatos do CIEVS Manaus (92)98842-8696/98842-8853
Coordenadora do CIEVS (92)98818-4361


  • Fonte: Fiocruz/Manaus.
  • Imagem: divulgação.

Fique ligado em nossas redes

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Programas

Últimas Notícias