Prefeitura de Manaus lança o projeto técnico “Resgatando Marias” voltado para Mulheres em vulnerabilidade social ou violência doméstica onde terão oportunidade de capacitação a partir de terça-feira (17).
O edital de Chamamento Público irá selecionar Organizações da Sociedade Civil (OSCs), sem fins lucrativos, para a execução das atividades contempladas na iniciativa.
O lançamento do edital foi realizado na sede da prefeitura, bairro Compensa, zona Oeste, pela secretária Conceição Sampaio, à frente da Secretaria Municipal da Mulher Assistência Social e Cidadania (Semasc), junto com o secretário Marco Pessoa, da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), parceiros na iniciativa, junto ao Fundo Manaus Solidária, presidido pela primeira-dama Elisabeth Valeiko Ribeiro.
Segundo a titular da Semasc, a etapa de avaliação dos parceiros para ministrar os cursos acontecerá normalmente, mas o início das aulas práticas está previsto para depois que as atividades na cidade forem normalizadas por conta das medidas de controle e prevenção do novo coronavírus, que incluem evitar aglomerações.
“A Prefeitura de Manaus vem trabalhando muito para o fortalecimento e autonomia das mulheres e esses cursos são muito importantes para resgatar essas ‘Marias’ que já sofreram algum tipo de violência. E assim que for possível, elas vão poder ter essa oportunidade de se capacitar. Esse projeto é mais um que mostra uma característica da gestão do prefeito Arthur Virgílio Neto, de trabalhar as secretarias de forma integrada”, destacou Conceição Sampaio.
Ao todo, o projeto voltado para a defesa da cidadania e da garantia dos direitos humanos e sociais das mulheres, garantindo maior oportunidade de inserção no mercado de trabalho, irá disponibilizar 546 vagas. A oferta de qualificação empreendedora será nas áreas de gastronomia, economia criativa, embelezamento e recreação e lazer, para promover o desenvolvimento intelectual.
“Este é um edital aberto para OSCs que queiram ministrar esses cursos. São mais de 540 mulheres que terão oportunidade de trabalhar a questão do empreendedorismo. Vamos receber as propostas até o dia 16 de abril e todos os planos de trabalho serão avaliados, para que possamos ministrar esses cursos da melhor forma possível, levando mais dignidade e oportunidade para as mulheres”, concluiu o secretário Marco Pessoa.
Às organizações sociais interessadas no projeto técnico, o edital completo com as informações para participação estará disponível no site da Semtepi, no endereço eletrônico https://semtepi.manaus.am.gov.br.
- Imagem: Mário Oliveira / Semcom.
- Fonte: Semcom.