Durante a terça-feira (24), equipes da Estratégia Saúde da Família da Prefeitura de Manaus, iniciaram a vacinação contra a gripe em idosos a partir de 60 anos em suas próprias casas.
A iniciativa inédita no país, foi uma ação determinada pelo prefeito Arthur Virgílio Neto, em função da primeira etapa da Campanha de Vacinação contra a Influenza, garantindo que esse público-alvo mantenha o isolamento social recomendado para a prevenção do novo Coronavírus.
Segundo a chefe da Divisão de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, enfermeira Isabel Hernandes, a vacina disponível é a trivalente e protege contra os vírus da Influenza A (H1N1), da Influenza B e da Influenza A (H3N2), e a campanha tem como meta imunizar 111.669 idosos na capital do Amazonas, iniciando com o público cadastrado na ESF.
“Mas, mesmo não protegendo contra a Covid-19, a vacinação dos idosos vai auxiliar os profissionais na exclusão do diagnóstico, já que são doenças com sintomas semelhantes. E com menos registro de casos de Influenza, a demanda nas unidades de saúde será menor, possibilitando concentrar um maior esforço no diagnóstico e manejo dos pacientes com sintomas da Covid-19”, explica Isabel.
O trabalho de vacinação de casa em casa, conta com o apoio de 228 equipes de saúde habilitadas na Atenção Primária da Semsa. Na visita às residências, as equipes são formadas por um vacinador, um registrador e um Agente Comunitário de Saúde, devidamente identificados.
Para os idosos que não são atendidos pelas equipes das ESFs, a Prefeitura de Manaus disponibilizou um link para cadastramento no site da Semsa http://semsa.manaus.am.gov.br
A população aprovou a iniciativa proveniente da Prefeitura. A aposentada Elvira Bezerra da Rocha (70), após ser atendida pela equipe da ESF vinculada à UBS Vila da Prata, no bairro Vila da Prata, zona Oeste, elogiou a prestação de serviço.
“Agradeço o trabalho que estão fazendo e o empenho das equipes, indo nas casas para eu não precisar ir até uma Unidade de Saúde. O importante é ficar em casa”, alertou Elvira Rocha.
- Fonte: Semsa / Semcom
- Imagem: Divulgação / Semsa