quinta-feira, setembro 19, 2024

Saúde- FVS-AM iniciou monitoramento de passageiros que desembarcam em Manaus.

Durante esta quinta-feira (26), a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas, em parceria com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, passou a realizar o monitoramento remoto de passageiros que desembarcam no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes.

A determinação está no Decreto nº 42.117, assinado pelo governador Wilson Lima, e também visa orientar sobre a quarentena obrigatória a todos os que chegam a Manaus vindo de outros Estados ou países. 

O monitoramento ocorre por meio do aplicativo da plataforma de alertas emergenciais SASi, disponível para smartphones com sistemas operacionais Android e iOS.

A ação determina isolamento social a todos os que chegam a Manaus vindo de outros Estados ou países e faz parte do pacote de medidas complementares para controle epidemiológico e contenção do novo coronavírus no Amazonas.

No primeiro dia da ação, a equipe da FVS realizou a abordagem de quase 700 passageiros, que foram orientados a instalar em seus celulares o aplicativo desenvolvido pelo Governo do Estado para monitorar remotamente, pelo período de 14 dias, o estado de saúde dos usuários em isolamento domiciliar. 

“A partir do momento que a pessoa baixar o aplicativo, ela poderá ser acompanhada por uma equipe médica por meio de um chat de conversa, onde ela terá todas as orientações devidas para acompanhamento”, explicou o fiscal de saúde da FVS, Jimmy Torquato.

A diretora-presidente da FVS, Rosemary Costa Pinto, enfatiza que o aplicativo é um canal em que o cidadão colabora com a FVS-AM e demais autoridades de saúde estaduais no enfrentamento da Covid-19, no Amazonas, a partir da montagem de um panorama dinâmico de pessoas com a doença.

”O aplicativo nos dá oportunidade de monitorar os pacientes que estão em domicílio e acompanhar quem chega ao Amazonas com o objetivo de identificar possível aparecimento ou agravamento dos sintomas de Covid-19 nessas pessoas”, destacou Rosemary.

De acordo com o diretor-técnico da FVS-AM, Cristiano Fernandes, a ferramenta vai facilitar a atuação da vigilância epidemiológica na preservação da Saúde Pública do Estado.

As estatísticas serão utilizadas para o Sistema de Saúde estadual definir estratégias, como necessidade de ampliação da quantidade de leitos hospitalares e equipes médicas voltadas a pacientes confirmados ou pessoas com suspeita de estar com Covid-19. O mapeamento da doença inclui dados, como faixa etária e sintomas da população em isolamento domiciliar.


  • Fonte: Secom.
  • Imagem: Michel Mello/Secom

Fique ligado em nossas redes

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Programas

Últimas Notícias