Durante a transmissão do boletim informativo do governo do Amazonas neste sábado (28), a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) informou que aumetou para 30 o número de novos casos de Covid-19 no Amazonas.
Em 24 horas, o Estado do Amazonas registrou 30 novos casos de pacientes infectados com o coronavírus, subindo para 111 . O primeiro caso registrado foi no dia 13 deste mês. Desse universo, 105 estão em Manaus e, seis estão espalhado no interior do Estado.
De acordo com a diretora-presidente da Fundação de Vigilância e Saúde (FVS), Rosemary Pinto, dois casos são de Parintins, sendo que um foi a óbito na última terça-feira, 24, dois em Manacapuru, dois em Boca do Acre e um em Santo Antônio do Iça.
“Nesse momento, paciente internados no Amazonas com o Covid-19 chegam a 12, sendo 10 atendidos na rede particular de saúde, com três na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), e dois estão no Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz, ambos também na UTI”, disse a Rosemary.
Cinco casos na UTI são pacientes em estado grave que necessitam de suporte a vida. “Desses, os dois que estão na UTI do Delphina estão dentro do protocolo de tratamento com a Cloroquina, a pesquisa que estamos realizando coordenada pela Fundação de Medicina Tropical, em parceira com FVS, Susam e Fiocruz”, destacou.
De acordo com o secretário-executivo de Atenção Especializada do Interior, Cássio Roberto, o Estado está adotando medidas para poder minimizar e atender as demandas.
“Estamos vendo todo tipo de ação, e já temos procurado outras instituições privadas para poder dar suporte caso seja necessário”, disse o secretário.
Conforme o secretário, vem por meio das ações realizadas com barreira sanitária em fronteiras do Amazonas, reforçando as ações contra o Covid-19.
“Já existem barreiras sanitárias na região, o próprio governo do Estado mandou esquipe da Polícia Militar para fazer as ações nas fronteiras. Na realidade, as barreiras sanitárias não são apenas de responsabilidade do Estado. Na região do Alto Solimões, por exemplo, a Secretaria de Saúde e as forças armadas vem atuando para ajudar a população”, esclareceu o secretário.
- Redação Portal Manaós.
- Imagem: Divulgação.