Durante a manhã de terça-feira (14), a Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania informou que um bebê de apenas 2 meses de vida foi detectado com sintomas do Covid-19.
A equipe percebeu os sintomas na criança durante a realocação dos venezuelanos, que foi planejada justamente para evitar aglomeração na casa de acolhimento onde os indígenas estavam.
Ao identificarem que a criança estava resfriada, a equipe levou a bebê ao Hospital da Criança, onde ela permaneceu internada de 2 à 13 de abril. O resultado do teste realizado na criança só saiu 11 dias após a internação, o que torna impossível confirmar se a acriança contraiu o vírus dentro do abrigo ou na unidade hospitalar.
Entretanto durante a madrugada desta quarta-feira (15), a criança foi encaminhada para o hospital Delphina Aziz, que está sendo usado como centro de tratamento ao Covid-19 na capital. Ainda não foi informado se a mãe da bebê realizou algum teste durante o período de internação da filha. O pai permanece isolado no novo espaço de acolhimento provisório.
Os indígenas venezuelanos já foram vacinado contra a H1N1 pela Secretaria Municipal de Saúde, e os órgãos sanitários já foram acionados para continuar realizando visitas nos espaços de acolhimento.