Durante a madrugada desta quinta-feira (23), viralizou um vídeo nas redes sociais da população manauara. Trata-se do caso de uma família que levou uma paciente inconsciente ao Hospital de Retaguarda Nilton Lins, que é responsável por atendimento exclusivo de vítimas acometidas pelo Coronavírus.
A equipe médica do hospital encaminhou a família ao HPS 28 de agosto, uma vez que a unidade não atende urgência e emergência.
- Nota na íntegra:
A secretaria de Estado de Saúde esclarece que o Hospital Nilton Lins não negou atendimento, a paciente já havia chegado em estado de óbito. Foi realizado procedimentos de reanimação sem sucesso. Foi explicado aos familiares que o hospital é área de risco biológico, devido a esse motivo, são tratados exclusivamente pacientes de Covid-19.
Após o atendimento, o Hospital forneceu atestado de óbito e deu as demais orientações à família.
O Hospital Nilton Lins assim como o Hospital Delphina Aziz e o Hospital Getúlio Vargas, recebem somente pacientes encaminhados de outras unidades de saúde, que são classificadas no fluxo de atendimento como portas abertas para síndrome respiratórias.
A orientação dada à população desde o início da pandemia é buscar por atendimento em um dos nove SPAs, duas UPAs e três prontos-socorros da rede estadual, além das UBSs do município.
Unidades da Rede Estadual de referência para atendimento de pacientes com síndrome respiratória HPS.
- Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto.
- Hospital e Pronto-Socorro Dr. Aristóteles Platão Bezerra de Araujo.
- Hospital e Pronto-Socorro Dr. João Lúcio Pereira Machado.
- Serviços de Pronto Atendimento.
- SPA Alvorada.
- SPA Coroado.
- SPA Zona Sul.
- SPA Joventina Dias.
- SPA Eliameme Mady.
- SPA São Raimundo.
- SPA José Lins.
- SPA Antônio Aleixo.
- SPA Danilo Corrêa.
- UPA Campo Salles.
- UPA José Rodrigues.
- Imagem: Divulgação.
- Vídeo: Divulgação.