Anunciada pelo prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, a medida de instalar torneiras em espaços públicos, para a higienização de pessoas em situação de rua em prevenção ao novo coronavírus, já é realidade na cidade. Inicialmente, quatro pontos no Centro Histórico de Manaus já possuem as pias instaladas, fruto da parceria com a empresa Águas de Manaus.
Sendo estas, a praças da Saudade, da Matriz, dos Remédios e o calçadão da Manaus Moderna receberam as primeiras torneiras. Nos próximos dias, serão entregues as pias das praças da Polícia, Congresso e Nossa Senhora de Nazaré, esta última no bairro Adrianópolis. Em dez dias, a estimativa é de que 12 locais tenham 14 torneiras públicas na cidade.
“É um olhar de cuidado com as pessoas mais vulneráveis neste momento de batalha contra o novo coronavírus em Manaus. Estamos dando as condições necessárias para que essas pessoas possam reforçar a higienização e se proteger desse inimigo invisível”, destacou o prefeito Arthur Neto, reforçando que a ideia “simples, eficaz e de baixo custo” foi da primeira-dama e presidente do Fundo Manaus Solidária, Elisabeth Valeiko Ribeiro.
O diretor-executivo da Águas de Manaus, Luiz Couto, destacou a parceria com a prefeitura e a importância da instalação dessas estruturas para uso público durante a pandemia do novo coronavírus, causador da doença Covid-19.
“A prefeitura nos procurou para que pudéssemos instalar torneiras em 14 pontos da cidade e, assim, os moradores de rua pudessem fazer a higiene das mãos, muito importante nesse momento de pandemia”, disse.
Nos locais definidos, a estrutura montada é de pia com torneira e dispensador de sabão. Um cartaz informativo foi afixado com o passo a passo da higienização correta das mãos.
“Nós montamos uma estrutura em que as pessoas conseguem acionar o sistema de água sem tocar efetivamente no local, fazendo a higiene das mãos sem o risco de contágio da doença”, explicou. Trata-se de um lavatório com acionamento da torneira pelo joelho, em botão localizado na parte inferior da pia.
A instalação das pias feita pela Águas de Manaus tem o acompanhamento da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus e se concentrará em áreas de maior circulação de pessoas em situação de rua.
“Todo o acompanhamento técnico das instalações e do uso dessas torneiras está sendo fiscalizado e monitorado pela Ageman. Os lugares foram mapeados, pois concentram um número expressivo de pessoas em situação de rua e nós vamos estar em alerta quanto ao uso desse serviço, que vem para ajudar a população nessa importante fase de combate ao novo coronavírus”, disse o diretor da Ageman, Fábio Alho.
- Fonte: Semcom.
- Imagem: Divulgação.