A secretária estadual de Saúde, Simone Papaiz e o secretário executivo da pasta, Marcellus Campêlo, estiveram na manhã dessa sexta-feira (15/05), na Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz). Em reunião com o secretário Alex Del Giglio e equipe técnica do Governo do Estado, foram discutidas estratégias para conferir mais transparência às ações na saúde, sobretudo nos processos envolvendo compras e contratos.
As tratativas voltaram-se principalmente para a implantação da dispensa de licitação eletrônica e de uma cronologia de pagamentos, procedimentos que ainda não são adotados pela pasta da saúde. A secretária observou que grande parte dos processos na Susam ainda não são eletrônicos. E isso vem dificultando a promoção da transparência, porém, ressaltou que a nova gestão está trabalhando em passo acelerado para viabilizá-los, conforme determinação do governador Wilson Lima.
“Estamos agilizando os processos de implantação de sistemas, como o Sistema Informatizado de Gerenciamento de Arquivos (Siged) e a assinatura eletrônica. Ao mesmo tempo, implantando sistema de informação compartilhado. Hoje, cada setor ainda trabalha com planilhas, mas isso está avançando para entrarmos, o quanto antes, numa nova era de modernização dos nossos processos, que vai nos permitir, finalmente, avançarmos na transparência”, ressaltou a secretária.
Marcellus Campêlo ressaltou que, além da transparência, a nova gestão vai focar os esforços na atividade-fim da secretaria, que são os serviços de saúde para os usuários.
- Imagem: Divulgação/Susam
- Fonte: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Saúde (Susam).