O Festival Amazonas Jazz dá início, nesta segunda-feira (18), ao projeto ‘Jazz na Sala’. Com uma lista de participantes que vai de Leila Pinheiro, uma das maiores estrelas da música popular brasileira, ao prestigiado pianista porto-riquenho Edsel Gomez, que já foi indicado ao Grammy.
As sessões serão transmitidas por meio da sala de teleconferências, canais do YouTube e Facebook da UEA e a página do Facebook da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.
O ‘Jazz na Sala’ ocorrerá de segunda a sexta-feira, entre os dias 18 e 22 de maio, e 25 e 29 de junho. Serão duas transmissões diárias ao vivo, sempre às 11h e às 16h (horários de Brasília).
Nesta segunda-feira (18), será realizada, às 11h (Brasília), a masterclass ‘Improvisação e Saxofone’, com o saxofonista, flautista e compositor paulista Rodrigo Ursaia. O músico é mestre em Jazz Performance – Saxofone, pela Manhattan School of Music, em Nova Iorque, e já tocou ao lado de importantes artistas, como Milton Nascimento, Rosa Passos, Ivan Lins, João Bosco, Cláudio Roditi, entre outros.
Outro nome que se destaca no projeto é o saxofonista e compositor paulista Marcelo Coelho, referência no cenário da música instrumental de vanguarda, que realizará uma masterclass sobre rítmica, improvisação e saxofone. Também de São Paulo, o músico Daniel D’Alcântara, um dos grandes nomes do trompete brasileiro na atualidade, ministrará a masterclass ‘Trompete Improvisação’.
O ‘Jazz na Sala’ ainda terá a participação do baterista e compositor brasileiro radicado em Nova Iorque Mauricio Zottarelli, com um bate-papo sobre bateria; do guitarrista, compositor e arranjador capixaba Bruno Mangueira, que fará uma masterclass sobre guitarra; do percussionista paulista Vinícius Barros, que realizará um workshop sobre percussão; e dos músicos e pesquisadores amazonenses, Karine Aguiar e Ygor Saunier, além do diretor artístico do Festival Amazonas Jazz, o regente Rui Carvalho, que integrarão uma roda de conversa sobre Ecomusicologia e Etnomusicologia, com foco na Amazônia.
- Imagem: Divulgação.