sábado, outubro 5, 2024

Saúde – Brasil é o 4º país com mais infectados por coronavírus no mundo.

O Brasil registrou a marca de mais de 16 mil mortes por covid-19 neste fim de semana, tornando-se o quarto país no mundo recordista em número de infectados, com mais de 200 mil casos.

Lockdown

Alguns estados e municípios decidiram aplicar medidas mais rígidas de isolamento social. O chamado lockdown, termo em inglês que significa bloqueio total, já está sendo adotado em cidades ou locais específicos (bairros ou avenidas) nos estados do Amapá, Ceará, Bahia, Rio de Janeiro, Maranhão, Pará, Paraná, Pernambuco, Roraima e Tocantins.

Os decretos que estabelecem as normas desse isolamento mais rígido bem como as punições caso sejam descumpridas variam entre as localidades. As regras geralmente restringem a circulação de pessoas e veículos — até mesmo com o uso de barreiras e exigência de documentação que comprove a justificativa da locomoção — e delimitam atividades essenciais, basicamente as que são ligadas a saúde, transporte, segurança e alimentação.

Aglomeração

Em meio a crise política, presidente vai à rampa do Planalto com ministros e filhos Eduardo e Carlos para cumprimentar manifestantes apoiadores.

Ao longo de dois meses durante a pandemia causada pelo novo coronavírus, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ignorou recomendações de seu próprio Ministério da Saúde e das principais autoridades em Saúde do mundo e provocou aglomerações em mais de 60 aparições públicas.

A lista analisa o período entre os dias 13 de março — dia em que o Ministério da Saúde passou a recomendar que aglomerações fossem evitadas — e 13 de maio, e considera duas situações específicas: contato direto com apoiadores e aparições públicas ao lado de vários ministros e/ou funcionários.

Há cerca de dois meses, o Ministério da Saúde divulgou um texto com uma série de dicas à população para evitar aglomerações, inclusive “em supermercados e farmácias”.


  • Fonte: Ministério da Saúde / UOL
  • Imagem: Divulgação

Fique ligado em nossas redes

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Programas

Últimas Notícias