sábado, outubro 5, 2024

Política – “Um partido em extinção” – Membros do PT do Amazonas divergem e partido fica cada vez mais enfraquecido.

Em reunião acalorada, o Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores (PT), reuniu-se no final da tarde desta quarta-feira (27), por meio do aplicativo ZOOM, por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a escolha foi feita em prévias para decidir quem seria o pré-candidato a prefeito da legenda para as eleições municipais deste ano, onde o deputado estadual e presidente da legenda no Amazonas Sinésio Campos venceu o deputado federal José Ricardo em segundo turno.

No entanto Sinésio não é o candidato da maioria dos militantes orgânicos do partido que não são da direção. Na votação de segundo turno, Sinésio obteve 25 votos, José Ricardo apenas dois e 19 abstenções, que deve fazer parte da próxima polêmica do partido.

O Primeiro turno – Contou com a participação do vereador Sassá da Construção Civil, José Ricardo teve a maioria dos votos, contabilizando 21, Sinésio ficou em segundo lugar com 20 votos dos diretorianos e Sassá com cinco, acarretando o segundo turno. Apontando irregularidades, apoiadores de Ricardo se retiram da reunião online, levando Sinésio a estranha vitória.

Para o Presidente do Diretório Zonal Três (PT-Zona Norte) e pré-candidato a vereador, Rodrigo Furtado, a escolha de Sinésio Campos não é estratégica. “O PT equivoca-se em sua estratégia na escolha pelo nome de Sinésio como candidato a prefeito de Manaus. Sem desmerecê-lo, o companheiro não reúne a camada mais popular da nossa cidade, por anos consecutivos seu tamanho tem sido restrito a uma disputa no campo do parlamento estadual, com ele não temos chances alguma de avançar nas articulações no campo mais progressista, devido sua enorme fama de assumir posturas impopulares. Seremos meros espectadores em uma das eleições mais importantes de Manaus onde a velha política tem se mantido anos após anos”. Destacou Furtado.

Ainda segundo Furtado, “José Ricardo reúne o apoio popular, não só dá militância que vive e pensa o PT nas lutas diárias seja nos movimentos e nas diversas organizações de lutas, é um conjunto de militantes aguerridos e compromissados com as causas sociais e populares, mas também é o candidato de grande parte da sociedade que não é filiada ao partido, mas que enxerga no trabalho sério de Ricardo a possibilidade de trazer esperanças de dias melhores para Manaus”, Finalizou.

As correntes internas do partido que apoiam a candidatura de José Ricardo devem recorrer à direção nacional do resultado, uma vez que não estão obrigados a seguir a decisão local. Em resolução, a direção nacional é que deve homologar as candidaturas nas principais cidades no país com reais chances de vitorias no pleito. Segundo a ‘Marketing Pesquisas’ em Manaus, José Ricardo aparece com 11,5% das intenções de votos que representa mais de 139 mil eleitores, enquanto Sinésio reúne apenas 1,5% contabilizando 18 mil votos. No último pleito de 2018, José Ricardo foi o deputado federal mais votado do Amazonas com mais de 197 mil votos.


  • Fonte: Diretório Zonal 3 do PT.
  • Imagem: Divulgação

 

Fique ligado em nossas redes

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Programas

Últimas Notícias