TRANSMISSÃO E DIAGNÓSTICO
O vírus que causa o COVID-19:
- Geralmente se espalha do contato pessoal próximo através de gotículas respiratórias da tosse e espirros.
- Também pode se espalhar pela transmissão aérea, quando pequenas gotas permanecem no ar, mesmo depois que a pessoa com o vírus sai da área.
- Só pode ser diagnosticado com um teste de laboratório.
Enquanto médicos e prestadores de cuidados trabalham para reduzir a propagação do novo coronavírus e do COVID-19, a doença que causa, as pessoas estão tentando entender o que fazer se receberem um diagnóstico do COVID-19. Lisa Maragakis , diretora sênior de prevenção de infecções da Johns Hopkins Medicine, explica o que esperar.
Existe uma vacina ou tratamento contra coronavírus?
Atualmente, não existe vacina para prevenir medicamentos aprovados pelo COVID-19 ou pelo FDA para tratar o COVID-19. No entanto, várias organizações acadêmicas e de saúde, bem como empresas comerciais, estão trabalhando em vacinas. Uma empresa americana diz que pode começar a testar clinicamente sua versão em humanos em setembro de 2020. No entanto, mesmo nessa fase, a vacina pode não ser considerada segura, eficaz e pronta para uso no público em geral por muitos meses.
Enquanto isso, muitos tratamentos com coronavírus estão sendo desenvolvidos e testados em todo o mundo, inclusive na Johns Hopkins . Os tratamentos com anticorpos usam anticorpos de pessoas que tiveram COVID-19 e se recuperaram. Os pesquisadores esperam que esses anticorpos fortaleçam a resposta imune em pacientes recém-infectados e em risco.
O que geralmente acontece quando o coronavírus entra no corpo?
Gotas virais transmitidas pela tosse ou espirro de uma pessoa infectada entram pelo nariz, boca ou olhos – os pontos de entrada habituais para vírus respiratórios. Mesmo que eles não tossam ou espirram diretamente em você, você pode pegar o vírus se tocar em algo que uma pessoa infectada tocou recentemente e depois tocar em seu rosto, nariz, boca ou olhos.
A partir daí, ele viaja para o fundo das passagens nasais e para as membranas mucosas no fundo da garganta. É nesse local que os sintomas – como dor de garganta e tosse seca – costumam começar.
Em seguida, o vírus se espalha pelas passagens aéreas para os pulmões. Quando as membranas dos pulmões ficam inflamadas, é mais difícil para elas funcionarem corretamente.
Além de causar problemas nos pulmões, o vírus também pode causar náusea, diarréia ou indigestão, se infectar células do sistema gastrointestinal.
Nos casos mais graves, o COVID-19 pode levar à falência e morte de órgãos.
O COVID-19 pode levar a pneumonia?
Alguns pacientes com COVID-19 podem desenvolver pneumonia, uma infecção pulmonar, se o vírus chegar aos pulmões. Se você tiver pneumonia, os sacos de ar nos pulmões se enchem de líquido, o que prejudica a capacidade dos pulmões de transferir oxigênio e resulta em dificuldade para respirar. Pneumonia viral, como a do COVID-19, não pode ser tratada com antibióticos. Em casos graves, o suporte do ventilador pode ser necessário para garantir a circulação suficiente de oxigênio no corpo.
Pessoas com mais de 65 anos e pessoas com condições pré-existentes correm maior risco de desenvolver pneumonia e podem apresentar sintomas mais graves. Estudos mostram que em pacientes com COVID-19, a pneumonia pode evoluir para a síndrome do desconforto respiratório agudo (SDRA), que pode ser fatal em alguns pacientes.
Quanto tempo leva para mostrar sintomas depois de ter sido exposto ao COVID-19?
Os sintomas podem aparecer assim que dois dias após a exposição, até 14 dias depois, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC). Um novo estudo liderado por pesquisadores da Escola de Saúde Pública Johns Hopkins Bloomberg fornece um tempo médio de cerca de cinco dias. É por isso que o período de quarentena de 14 dias é usado pelo CDC para pessoas com provável exposição ao novo coronavírus. Saiba mais sobre os sintomas do COVID-19 .
Como posso impedir que minha família seja infectada enquanto estou em casa?
Tanto quanto possível, você deve ficar em uma sala específica e longe de outras pessoas em sua casa. Além disso, use um banheiro separado, se disponível.
Se você precisar estar na mesma sala que as outras pessoas, use uma máscara facial. Se você não conseguir usar uma máscara facial (para alguns, as máscaras faciais podem causar problemas respiratórios), as pessoas que moram com você não devem estar na mesma sala que você, ou devem usar uma máscara facial se entrarem no seu quarto.
Como posso cuidar dos meus animais de estimação?
Recomenda-se que as pessoas que possuem o novo coronavírus limitem o contato com animais até que mais informações sejam conhecidas sobre o vírus. Evite o contato com seu animal de estimação, incluindo acariciar, aconchegar, ser beijado ou lambido e compartilhar alimentos.
Quando possível, peça a outro membro da sua família que cuide dos seus animais. Se precisar cuidar deles, use uma máscara facial e lave as mãos antes e depois.
Como posso manter minha casa limpa e higienizada?
- Evite compartilhar itens domésticos pessoais, como pratos, copos, xícaras, utensílios, toalhas ou roupas de cama com outras pessoas ou animais de estimação. Depois de usar esses itens, lave-os bem.
- Todos os dias, limpe todas as superfícies com alto toque. Isso inclui balcões, mesas, maçanetas, utensílios de banheiro, banheiros, telefones, teclados, tablets e mesas de cabeceira.
- Limpe todas as superfícies que possam ter sangue, fezes ou fluidos corporais.
- Você pode usar um spray ou pano de limpeza doméstico. Certifique-se de seguir as instruções da etiqueta no produto de limpeza para uso seguro e eficaz.
Você também deve praticar boa higiene onde quer que esteja .
Recuperação de Coronavírus: Quanto tempo levará até que eu me sinta melhor?
Aqueles com casos leves de COVID-19 parecem se recuperar dentro de uma a duas semanas. Para casos graves, a recuperação pode levar seis semanas ou mais. Cerca de 1% das pessoas infectadas em todo o mundo morrerão da doença.
Posso ficar doente com COVID-19 mais de uma vez?
Os pesquisadores ainda não sabem se a reinfecção pode ocorrer. Alguns pacientes continuam testando positivo para o vírus por um tempo depois que seus sintomas desaparecem.
Depois de me sentir bem novamente, quando é seguro sair em público?
Como os testes descobriram material genético viral em pacientes após a recuperação do COVID-19, é melhor supor que você possa ser contagioso por algum tempo e tomar precauções para evitar a infecção de outros. Certifique-se de seguir as instruções do seu médico. Em geral, você pode voltar às atividades normais após pelo menos sete dias desde o início dos sintomas e 72 horas após a febre ter passado e outros sintomas estarem melhorando.
Para ajudar a diminuir a propagação do novo coronavírus e do COVID-19, a doença que causa, aqui estão etapas importantes que podem ajudar a proteger você, sua família e outras pessoas. Lisa Maragakis , diretora sênior de prevenção de infecções da Johns Hopkins Medicine, compartilha estas diretrizes:
Evite contato próximo com outras pessoas.
É importante entender que o novo coronavírus se espalha principalmente de pessoa para pessoa. Se uma pessoa infectada tossir ou espirrar, suas gotículas poderão infectar as pessoas próximas. É por isso que é importante evitar o contato próximo com outras pessoas. Entenda que as pessoas (incluindo crianças) podem estar infectadas com o novo coronavírus e apresentar apenas sintomas leves.
- Fonte: Johns HopKins
- Imagem: Divulgação