segunda-feira, julho 8, 2024

Educação – Prefeito Arthur Neto apoia a decisão do senado sobre MP de reitores biônicos nas Universidades e Institutos Federais. ASSISTA AO VÍDEO!!!

O prefeito de Manaus, Arthur Neto declarou nesta sexta-feira (12/6), apoiar o senado sobre Medida Provisória que retirava a autonomia das Universidades e Institutos Federais de escolherem através de eleição seus reitores.

Para o prefeito de Manaus, “O senador Davi Alcolumbre agiu de maneira correta, essa MP era um ataque à democracia brasileira”, disse o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, sobre a decisão do Congresso Nacional em devolver, nesta sexta-feira, 12/6, ao governo federal, a Medida Provisória 979, que daria ao ministro da Educação, Abraham Weintraub, o poder de escolher reitores temporários em universidades e institutos federais, sem consulta prévia, durante a pandemia do novo coronavírus. A proposta foi considerada inconstitucional pelo Senado.

Em vídeo publicado em suas redes sociais, Virgílio pede para que o ministro não faça distinção de reitores e que foque no trabalho em prol da educação brasileira. “O ministro Weintraub tem que entender que não tem direita, não tem esquerda, não tem centro, o que tem é aquele que ganhou com os votos e que deve ser empossado livremente. Nada de o ministro indicar gente que pense como ele, pois ele queria um monte de Weintraubzinhos mandando nas universidades, ele não tem esse direito”, defendeu.

Arthur comparou a medida aos tempos da ditadura militar, quando cargos políticos eram feitos por indicação e não pelo voto direto. “Essa ideia não vinga, não passa pela sociedade, não passa pelo Congresso, não deve passar por ninguém. Ele [Weintraub] está propondo um retrocesso com reitores biônicos, isso foi feito na época da ditadura e não podemos deixar que aconteça novamente. Vamos continuar lutando para defender a democracia”, ressaltou Virgílio.

O prefeito finalizou o recado pedindo que o ministro da Educação mude atitudes para que aja de acordo com o cargo que exerce. “Procure ouvir sem distinção e ganhará o respeito de volta por mérito. O que se espera de um ministro da Educação é que ele eduque e ao indicar reitores biônicos está deseducando, esse não é o seu papel. Fora da democracia não há salvação”, finalizou Arthur Neto.

O Congresso devolveu ao governo federal a MP 979, encerrando o que seria uma medida drástica à democracia brasileira, criando reitores biônicos nas universidades. Agiu de maneira corretíssima o senador Davi Alcolumbre, porque o ministro Weintraub queria um monte de Weintraubzinhos ensinando fascismo aos jovens. Me fez lembrar dos tempos da ditadura, onde haviam políticos biônicos que não foram eleitos pelo povo, pelo voto direto. Não podemos deixar que isso aconteça novamente, vamos continuar lutando para defender a democracia. E, ao ministro da Educação, cabe abrir um diálogo para que, de fato, medidas efetivas sejam colocadas em prática em prol da educação brasileira.

Posted by Arthur Virgílio Neto on Friday, June 12, 2020


  • Redação/Fonte: João Pedro Figueiredo / Semcom
  • Imagem: Divulgação

Fique ligado em nossas redes

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Programas

Últimas Notícias