A campanha de vacinação contra o sarampo foi prorrogada até o dia 31 de agosto deste ano para pessoas com idade entre 20 a 49 anos, informou a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), nesta sexta-feira (26).
A decisão de prorrogar a campanha, que estava prevista para encerrar no próximo dia 30 de junho, foi adotada pelo Ministério da Saúde após a análise de dados epidemiológicos e da baixa cobertura vacinal do público-alvo.
Foram registrados quatro casos da doença em Manaus, em 2020.
De acordo com a coordenadora estadual do Programa Nacional de Imunização (PNI) da FVS-AM, Izabel Nascimento, foram aplicadas 33.105 doses da vacina tríplice viral, que imuniza contra sarampo, na população com idade entre 20 a 49 anos no Amazonas.
“A vacina está sendo oferecida, além da campanha, na rotina a partir dos seis meses de idade até os 59 anos”, afirmou.
Foram notificados 55 casos de sarampo, de janeiro ao mês de junho de 2020, no Amazonas, sendo 48 em Manaus e um caso em cada um dos seguintes municípios: Careiro Castanho, Itacoatiara, Manacapuru, Maués, Rio Preto da Eva, São Gabriel da Cachoeira e Uarini. Este ano, são quatro casos confirmados de sarampo em Manaus.
Durante todo o ano passado, foram registradas 148 notificações e 144 casos foram descartados. Destes, foram quatro casos confirmados, sendo três em Manaus e um em Coari.
A FVS-AM é responsável pelo Programa Estadual de Imunização (PNI), que tem como missão contribuir para o controle, eliminação e erradicação de doenças que podem ser evitadas com a vacinação. A instituição funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h, na Avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus.
Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (92) 3182-8550 / 8551.
- Fonte: FVS-AM.
- Imagem: Divulgação.