O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania, vai oferecer 750 atendimentos para documentação básica na quarta edição do “Muda Manaus”, que acontece nos dias 2, 3 e 4 de julho nas escolas estaduais Frei Mario Monacelli e Wilma Vitoriano Geber, bairro Cidade de Deus, zona norte.
O secretário William Abreu, titular da Sejusc, explicou que serão disponibilizadas 100 senhas para emissão de 1ª via de RG, 100 para 2ª via e 50 senhas para 2ª via de certidão de nascimento para pessoas hipossuficientes. A secretaria também distribuirá 3 mil máscaras de tecido, provenientes do projeto “Costurando a Esperança – Protegendo Vidas”, iniciativa da secretaria que beneficiou 200 costureiras da capital pelo Clube de Mães Nossa Senhora Aparecida, e de doação da Imprensa Oficial do Estado.
De acordo com o secretário executivo de Cidadania da Sejusc, Joel Silva, a ação é de grande valor para a população, tendo em vista o período em que o serviço de emissão de documentos ficou afetado pela pandemia. A expectativa é atender mais de 700 pessoas naquela área.
“Será uma ação de extrema importância. A demanda por documentos é muito grande, e esta edição do programa vai diminuir as solicitações que existem naquela área do bairro Cidade de Deus. Todo o nosso trabalho será realizado seguindo as normas de segurança”.
Devido à pandemia, alguns documentos emitidos em duas edições anteriores do “Muda Manaus” tiveram atraso na entrega. A Sejusc informa que os documentos solicitados nos dias 6, 7 e 8 de fevereiro, no Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Elisa Bessa Freire, na zona leste, estarão disponíveis na unidade do Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) Leste, no Shopping Cidade Leste, na avenida Autaz Mirim, 288, bairro Tancredo Neves, a partir desta quinta-feira (02/07).
A Sejusc acrescenta, ainda, que todos os documentos emitidos na primeira edição do “Muda Manaus”, realizada no bairro Mutirão, zona norte, serão entregues no Centro Estadual de Convivência da Família Teonízia Lobo quando o espaço for reaberto.
Para solicitar a primeira via da identidade, é preciso apresentar a certidão de nascimento ou casamento originais, três fotos 3×4 e comprovante de endereço. Já para a segunda via, é necessário levar duas fotos 3×4, certidão de casamento ou nascimento originais e um comprovante de endereço.
Se o solicitante for menor de 18 anos, deve ir acompanhado dos pais, avós ou responsáveis legais munidos da documentação comprobatória. Para a emissão da 2ª via da Certidão de Nascimento, deve-se apresentar uma cópia do documento ou da Carteira de Identidade (original).
- Fonte: Secom.
- Imagem: Arthur Castro e Bruno Zanardo/Secom