segunda-feira, setembro 30, 2024

Economia – Deputado Josué Neto avalia os impasses entre o Governo e a Lei do Gás no Amazonas.

Na manhã de hoje (15), o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM), deputado Josué Neto, fez criticas as ações do Governo do Amazonas em relação a Lei do Gás Natural.

O Deputado fez as declarações em reposta a nota veiculada pelo Governador Wilson Lima, na última terça-feira (14) que afirmou que o posicionamento do Deputado em relação ao tema, deveria ter mais cautela.

De acordo com o parlamentar, há 70 dias Wilson Lima criou uma Comissão formada por órgãos do Executivo, Judiciário e Legislativo para debater sobre a nova lei do gás. O grupo elegeu o deputado Sinésio Campos (PT) como relator e o mesmo já desenvolveu um novo Projeto de Lei para abre o mercado do gás e tira o monópolio da Companhia de Gás do Amazonas (Cigás), assim o Estado terá um livre comércio competitivo do gás de multinacionais e nacionais, além de poder concorrer no Leilão da Agência Nacional de Pétroleo, Gás e Biocombustíveis (ANP) no próximo mês, com uma legislação atualizada.

Para contribuir com a fala de Josué, o deputado Sinésio Campos afirmou que o Projeto de Lei sobre o Gás no Amazonas foi trabalhoso, exaustivo e teve contribuição de todos os órgãos envolvidos na Comissão.

“Fiz questão de encaminhar a todos os deputados e todos são sabedores da dedicação que tenho nesta matéria e queria dizer que o trabalho que nós aprovamos, que vossa excelência aprovou sofreu algumas melhorias, alguns melhoramentos nesse Projeto de Lei. Essa lei do gás vai fazer com que não fiquemos reféns só de uma pessoa, o baiano Suarez”, disse o deputado Sinésio Campos.

Josué voltou a alertar que nas próximas duas semanas a Petrobras e a ANP farão um leilão de 16 blocos exploratórios de gás no Amazonas, no entanto, sem a quebra do monópolio da Cigás, as empresas multinacionais e nacionais dificilmente virão para o Amazonas devido aos prejuízos estimados com a legislação atual. Sem novas empresas, o Amazonas perderá a oportunidade de gerar 36 mil novos empregos e investimentos na ordem de R$ 3 trilhões nos próximos dez anos.


  • Imagem: Divulgação

Fique ligado em nossas redes

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Programas

Últimas Notícias