Na última terça-feira (11), o presidente da Russia, Vladimir Putin, anunciou o que o país registro a vacina contra o novo coronavírus, que foi intitulada “Sputnik V”; nome que faz referência as pesquisas espaciais no período da “Guerra Fria” (1947 – 1991) entra a União Soviética e o Estados Unidos.
As pesquisas acontecem no Centro Nacional de Investigação de Epidemiologia e Microbiologia Gamaleya junto ao Ministério da Defesa da Russia; desde o dia 18 de junho, com teste em voluntários.
Em julho, a Russia anunciou que a vacina desenvolvida conseguia induzir a produção de anticorpos já na primeira fase de testes; a Universidade Sechenov, em Moscou, informou que outra versão da mesma vacina, em forma líquida, estava sendo testada em outros 38 voluntários em um hospital militar.
A Organização Mundia de Saúde (OMS), informou no dia 31 de julho que a vacina desenvolvida na Russia ainda estaria na 1ª fase do processo, sendo necessárias ainda mais 2 etapas para alcançar algum nível de confiabilidade. A OMS informou ainda que não teve acesso aos dados da pesquisa, o que se faz necessário para realizar avaliações de eficacia e segurança.
Atualmente existem 165 pesquisas com vacinas contra o Novo Coronavírus, sendo que cinco destas já estão na 3ª fase, onde ocorrem as testagens em humanos.
- Fonte: G1 Bem Estar – https://g1.globo.com/bemestar/vacina/noticia/2020/08/11/putin-anuncia-que-russia-e-o-primeiro-pais-do-mundo-a-registrar-vacina-contra-o-novo-coronavirus.ghtml
- Imagem: Divulgação