sexta-feira, novembro 22, 2024

Economia – Presidente Donald Trump ameaçou taxar as importações brasileiras nos EUA.

O presidente norte-americano, Donald Trump, ameaçou taxar as importações brasileiras se o governo de Jair Bolsonaro não reduzir as tarifas impostas pelo Brasil ao etanol dos Estados Unidos.

Trump não especificou quais produtos estão na mira, mas especialistas avaliam que aço e carnes podem ser afetados.

Ferro e aço representam 10% das exportações brasileiras para os EUA e, no primeiro semestre deste ano, somaram US$ 1,2 bilhão. As carnes bovina processada e suína têm um peso muito menor: as exportações com destino ao mercado norte-americano em 2020 giraram em torno de US$ 60 milhões, de acordo com Ministério da Economia. Não há dados disponíveis sobre a carne bovina in natura, que voltou a ser exportada para os EUA em fevereiro, após três anos de suspensão.

“A possibilidade de retaliação é real porque o tema é sensível, por causa do cenário eleitoral americano, mas não só por isso. O agro americano – açúcar, milho e soja principalmente – é um lobby bastante habilidoso. Independente das eleições, já tem uma pressão muito forte”, avalia Verônica Prates, especialista em comércio exterior da consultoria BMJ.

Atualmente, o Brasil aplica a isenção para importação de até 750 milhões de litros de etanol dos EUA por ano, mas a partir daí a tarifa é de 20%. A cota já foi flexibilizada, mas a embaixada norte-americana no Brasil tem feito apelos ao governo para derrubar as tarifas.


  • Fonte: Gazeta do Povo.
  • Imagem: Divulgação.

Fique ligado em nossas redes

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Programas

Últimas Notícias