quinta-feira, julho 4, 2024

Política – “Movimentando as peças no tabuleiro!” – Nonato Lopes poderá ficar fora da disputa pela prefeitura de Iranduba.

Apesar do nome de Nonato Lopes, aparecer entre os favoritos nos estudos de intenções de votos para a Prefeitura de Iranduba – AM, o pré-candidato corre o real risco de não ser elegível no pleito que acontece este ano (2020).

Além de problemas de saúde, que culminaram na internação de Nonato em um hospital em Manaus, o pré-candidato também enfrenta diversas pendência nos Ministérios Público Estadual, Federal, Tribunal de Contas da União (TCU) e Justiça Federal.

Nonato Lopes tem ao menos cinco processos em aberto no Tribunal de Contas da União (TCU), o que pode impedir de disputar o cargo de prefeito de Iranduba, em um dos processo, Nonato Lopes responde por omissão no dever de prestar contas dos recursos repassados através do Programa Brasil Alfabetizado do ano de 2004, quando era prefeito da cidade, firmado entre o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e a prefeitura; em outro processo, também no TCU, Nonato Lopes responde sanções nos programas de Proteção Social Especial (PSE), dos exercício de 2006 e 2007, firmado entre o Ministério da Defesa Social e o município de Iranduba.

Ainda em 2008, o ex-prefeito passou a responder sanções em relação a um convênio firmado com o Ministério do Turismo e a prefeitura. Ele também passou a responder por irregularidades na execução de um convênio para a implantação do Festival Folclórico de Iranduba.

No Tribunal Regional Federal da Primeira Região, Nonato Lopes responde por crime de improbidade administrativa em uma ação ingressada pelo Ministério Público Federal (MPF).

Em 2016, o MPF instaurou inquérito civil público com a finalidade de apurar possíveis irregularidades ocorridas durante a gestão do ex-prefeito de Iranduba, na execução de obra de creche infantil no município, financiada com recursos provenientes do FNDE.

Em 2011, Lopes já havia sido denunciado pelo Ministério Público do Estado (MP-AM) por suspeita de superfaturamento no preço do asfaltamento da estrada que liga o município à estrada Manaus-Manacapuru (AM-070).


Fique ligado em nossas redes

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Programas

Últimas Notícias