Em seu primeiro livro, a escritora amazonense Michelle Vale assume o desafio de contar ao leitor sobre a participação feminina na política representativa do Amazonas, dando especial relevo ao protagonismo de Eunice Michiles, a primeira senadora do Brasil. A obra, que tem por título “Mulheres no Poder: a trajetória política de Eunice Michiles, a primeira senadora do Brasil”, será lançada no próximo dia 12 de setembro, às 09h, na Livraria Nacional, localizada na Rua 24 de maio, nº 415, no centro de Manaus.
Mulher, evangélica, educada sob preceitos religiosos, casada com Darcy Michiles, político influente do município de Maués, Eunice Michiles que no início de seu casamento tinha um verdadeiro “pavor à política” por ser considerada prioridade na vida de seu esposo, jamais imaginaria que seria justo ela a responsável por mudar todo o percurso de sua vida, tornando-a símbolo de protagonismo da política brasileira. Segundo a autora, a obra que tem três capítulos, também conta a história da luta feminista no Amazonas e da participação das parlamentares amazonenses Beth Azize e Sadie Hauache juntamente com Eunice Michiles na elaboração da Nova Constituição Federal.
Viagem no tempo– O segundo e terceiro capítulo do livro é uma verdadeira viagem no tempo, pois conta da chegada da jovem Eunice Michiles a Maués, suas aventuras pela floresta Amazônica, o amor pela educação infantil, a preocupação com a saúde das mulheres, o sonho pelo cargo de secretária de assistência social do município de Manaus até a sua trajetória política enquanto deputada estadual pelo Amazonas e sua chegada ao Senado brasileiro.
Luta por direitos- A autora trouxe ainda o desafio de desmistificar o discurso machista de que a política não é lugar de mulher e conclui que, Eunice Michiles foi capaz de enfrentar o preconceito e a discriminação em um espaço em que as próprias estruturas físicas do local não estavam preparadas para receber uma mulher, pois “nem banheiro feminino tinha nas dependências do Senado. Foi preciso ser construído as pressas” relatou a ex-senadora em entrevista a autora.
Eunice Michiles adentrou esse espaço de poder em desvantagem pelo fato de ser mulher, haja vista tratar-se de uma instituição eminentemente androcêntrica. Mesmo assim, não baixou guarda e lutou pela emancipação feminina dentro do próprio parlamento quando se tornou a primeira mulher a discursar na tribuna sobre a Lei da Virgindade, direitos e reconhecimento do trabalho doméstico e planejamento familiar. Tornou-se símbolo da história política do Amazonas e do Brasil, sua chegada ao Senado até hoje, após 40 anos, representa um exemplo de conquista feminina e um grande incentivo para a participação das mulheres na política representativa do Brasil.
Participações- A obra também contou com a participação da ex- vereadora Lúcia Antony, da ex-deputada federal Beth Azize, ex- deputada federal Conceição Sampaio e da ex- senadora Vanessa Grazziotin. Outras representantes da luta feminista no Amazonas como a Luzarina, Florismar, Fávia e a Professora da Universidade Federal do Amazonas a Dra. Selda Vale, também contribuíram com o enredo.
Sobre a autora- Michelle Vale, que tem 42 anos, é formada em Serviço Social e Mestra em Sociedade e Cultura na Amazônia pela UFAM, Especialista em Antropologia Social. É autora de vários artigos sobre a participação feminina na política, e pesquisadora na área das relações de gênero, política e poder.
Serviço:
Lançamento do livro: “Mulheres no Poder: trajetória política de Eunice Michiles, a primeira senadora do Brasil”.
Dia: 12/09/2020, às 09h
Local: Livraria Nacional
Endereço: Rua 24 de maio nº 415, centro.
- Imagem: Divulgação