Ontem (29), em Portland, estado de Oregon, Estados Unidos, uma pessoa foi vítima de disparos de arma de fogo durante uma manifestação política com a presença de apoiadores do atual presidente americano, Donald Trump e o movimento Black Lives Matter (Vidas Negras Importam, em inglês).
A polícia esteve no local para conter o confronto entra os grupos políticos e ainda investiga o origem dos disparos que atingiram fatalmente um dos manifestantes.
“Policiais de Portland ouviram sons de tiros na área. Eles responderam e localizaram uma vítima com um tiro no peito. Os médicos responderam e determinaram que a vítima havia falecido.”, informou a força policial da cidade de Portland.
Diversas cidades do Estados Unidos registram focos de violentos distúrbios urbanos por motivações políticas; o assassinato de Georg Floyd, no mês de maio, em Minneapolis, foi um dos principais impulsionadores para a formação e fortalecimento de grupos que lutam contra o intenso preconceito racial que ocorre no país.
O Governo do Estados Unidos enviou tropas federais para Portland, como medida para manter a ordem e conter a crescente onda de violência na cidade.
Testemunha relataram que os disparos foram feitos por um homem, que usava um chapéu característicos dos manifestantes do grupo de extrema direita, Patriot Preyer.
- Fonte: BBC – https://www.bbc.com/portuguese/internacional-53965924
- Imagem: Divulgação