domingo, setembro 29, 2024

Saúde – “2ª Onda” – Epidemiologista Jesem Orellana confirma a aproximação do novo pico da Covid-19 em Manaus.

O epidemiologista da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) Jesem Orellana, um dos principais pesquisadores da Covid-19 no Brasil e referencia internacional, emitiu um alerta sobre a aproximação de um novo pico da pandemia do novo Coronavírus em Manaus.

“Talvez o único caminho para frear a segunda onda em Manaus seja um lockdown rigoroso, de uns 14 dias, para que estado, município e a sociedade de modo mais amplo possam reavaliar os erros cometidos até então”, informou o pesquisador Jesem Orellana.

Os documento enviados para à direção da Fiocruz, apresentam dados que comprovam que Manaus, já está imersa na segunda onda da pandemia do novo Coronavírus.

Os dados apresentados por Jesem, mostram dados de mortalidade, de internações hospitalares, estimativas de incidência SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) e informações sobre as taxas de positividade para diagnóstico de Covid-19 pelo Exame RT-PCR, coletados no mês e agosto.

Comparando os dados de mortalidade por covid-19 entre 02 e 22 de agosto com os dados de 12 de julho a 1º de agosto, observa-se aumento de 9,7% no número de mortos em Manaus.

Entre 2 e 22 de agosto deste ano, comparados ao mesmo período do ano passado, ele apontou o aumento de 455% no número de mortes somados os índices de IR (Insuficiência Respiratória), SRAG e covid-19.

“Então a ideia é mostrar que de um período para o outro aumenta tanto as mortes por covid-19 como excesso de mortes respiratórias que também inclui SRAG; vítimas hospitalizadas, em geral, apresentam pior prognóstico de saúde e estão, portanto, sob maior risco de morte, sobretudo pacientes de UTI”, relatou Jesem Orellana.

O pesquisador também se embasou com os dados mais atuais da FVS-AM (Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas) sobre o número médio diário de ocupações de leitos clínicos, diagnosticados com covid-19.

No período de 17 a 31 de agosto aumentou significativamente (suspeita/confirmado), passando de 156,7 para 182,1 de 01 a 15 de setembro.

O número médio diário de ocupações de leitos de UTI por covid-19 (suspeita/confirmado) no período de 17 de agosto a 31 de agosto, o qual passou de 95,2 para 106,7, no período de 01 a 15 de setembro.

“Para finalizar, em junho a taxa de positividade para testes RT-PCR realizados no Amazonas foi de 18,4%, em julho, aumentou para 26,1% e, finalmente, em agosto, esse percentual quase dobrou em comparação a junho, com 32,1%, valor um pouco abaixo do observado no pico explosivo da mortalidade em Manaus, em abril, com 42,5%; a capital já se encontra na segunda onda de covid-19, assim como a região de Madri na Espanha”, explicou o Pesquisador.


Fique ligado em nossas redes

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Programas

Últimas Notícias