terça-feira, setembro 17, 2024

Saúde – Estudo preliminar sugere que Manaus pode ter alcançado imunidade de rebanho contra a Covid-19.

Cientistas brasileiros estimaram, em um estudo ainda não publicado em revista científica, que Manaus pode ter alcançado a imunidade de rebanho contra o novo coronavírus, com até 66% da população manauara tendo desenvolvido anticorpos para o vírus.

Os cientistas alertam, entretanto, que chegaram à conclusão depois de analisar amostras de um banco de doadores de sangue, que não necessariamente representa toda a população da cidade.

A pesquisa, que ainda precisa passar por revisão de outros cientistas, é de autores de várias faculdades da USP, incluindo a Faculdade de Medicina, da Universidade de Oxford, no Reino Unido, e da Escola de Saúde Pública de Harvard, nos Estados Unidos, além de outras fundações no Amazonas, em São Paulo e nos EUA.

Segundo os pesquisadores, a elevada taxa de mortalidade na região e a rápida queda no número de novos casos sugere que a população da capital do Amazonas pode sim ter alcançado a chamada imunidade coletiva – também conhecida como “de rebanho”.

A imunidade de rebanho é um termo utilizado para descrever a situação na qual uma população atinge um número alto de pessoas resistentes a um vírus (por já terem sido infectadas ou vacinadas), e cria um ambiente onde o vírus não consegue encontrar pessoas suscetíveis a serem infectadas.


  • Fonte: G1.
  • Imagem: Divulgação.

Fique ligado em nossas redes

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Programas

Últimas Notícias