A disputa por uma das 41 vagas da Câmara Municipal de Manaus (CMM) na eleição municipal deste ano vai ter 1,3 mil candidatos a vereador, segundo levantamento feito no site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM). Apesar do número expressivo, é menor que o registrado na eleição de 2016, quando 1.411 candidatos disputaram o Legislativo, uma queda em torno de 11%.
O partido com mais candidatos à reeleição na CMM é o PMN, que possui uma bancada de cinco vereadores: Rosinaldo Bual, Mauro Teixeira, Elmision Bezerra, Eloi Abreu e Claudio Proença e, o PSDB, com Raulzinho, Rosivaldo Cordovil, Gilvandro Mota, Dante e Elias Emanuel. O PL tem quatro candidatos à reeleição: professor Samuel, Glória Carrate, André Luiz e Bentes Papinha.
O partido Podemos, que tem como candidato majoritário o ex-governador Amazonino Mendes, tem três candidatos à reeleição: Professora Jacqueline, Roberto Sabino e Marcel Alexandre. O DEM tem dois: Dr. Ewerton Wanderley e Gilmar Nascimento. Também com três está o Republicanos: Fred Motta, Mirtes Salles e Amauri Colares e o PSB, com Marcelo Serafim e Carlos Porta. O PSL também tem dois: Everton Assis e Diego Afonso.
E com apenas um candidato a reeleição vem o PTB, PT, PCdoB e Patriota, com os vereadores Reizo Castelo Branco, Sassá da Construção, Jaildo Oliveira e Joelson Silva, respectivamente.
Também tem um candidato o DC, com Isaac Tayah; PSC, Ceará; PP, Marisson Roger; Avante, com David Reis e; PV, com o vereador Fransuá; MDB, Gedeão Amorim e; Bessa, do Solidariedade.
- Fonte: Portal O Poder.
- Imagem: Divulgação.