O candidato a prefeito e deputado federal Capitão Alberto Neto, que acompanhou de perto o colapso vivido em Manaus, aponta que se tornou ainda mais evidente a deficiência da Atenção Básica neste período de pandemia de Covid-19, cuja responsabilidade é da Prefeitura.
Como parlamentar, Alberto Neto realizou visitas a todos os hospitais de campanha montados às pressas para atender os pacientes. Por conhecer de perto os problemas, o Plano de Governo da coligação Aliança por Manaus prevê a priorização da Saúde, pois somente uma saúde preventiva eficaz, será capaz de salvar vidas.
“Em cada bairro que visito, ouço dos moradores diversas reclamações sobre Unidades Básicas de Saúde (UBS), sobre a insuficiência das unidades, a falta de medicamentos, equipamentos, materiais e profissionais. As pessoas se sentem abandonadas diante de uma pandemia. Mas, em nossa gestão, a Saúde será prioridade”, garantiu.
A área da saúde é imprescindível para população de Manaus, mas sofre com descaso há décadas. Hoje, a cidade de Manaus é a capital que menos recebe recursos federais para investir em saúde, resultado da quantidade insuficiente de agentes comunitários e um cadastro defasado da população junto ao Ministério da Saúde.
“Iremos solucionar esse problema com a contratação de três mil profissionais, tendo um aumento de mil para quatro mil. Esses agentes serão treinados e equipados com tablets para ir de casa em casa, de bairro em bairro, a fim de realizar o cadastramento da população para repassar ao Governo Federal”, disse.
Se forem arrecadados mais recursos para Manaus, os investimentos na modernização da gestão da saúde pública, da atenção básica e da ampliação da cobertura de dos serviços de média e alta complexidade poderão caminhar em passos mais largos. Com a experiência como deputado federal, Capitão Alberto Neto sabe como obter as verbas disponíveis para os municípios.
“Queremos realizar em Manaus uma gestão moderna e eficaz, aliada às novas tecnologias. Vamos levar a Prefeitura para palma das mãos do cidadão. Através de um aplicativo, será possível cada pessoa marcar sua consulta, de seus familiares e vizinhos, sem precisar madrugar na fila. Também através da modernização da gestão seremos capazes de ampliar o serviço de telemedicina, recurso tão utilizado durante a pandemia, bem como a informatização os processos de aquisição e logística de medicamentos”, informou.
O cidadão que não tem condições financeiras de adquirir um remédio para pressão alta, por exemplo, receberá a caixa do medicamento em casa de forma gratuita. Pois, segundo o candidato, é cuidando de cada paciente na atenção básica, que vidas serão salvas, defende Alberto Neto. Para ele, fornecer o remédio é a forma mais eficaz de evitar o agravamento das doenças.
“A ampliação da cobertura de serviços de média e alta complexidade também está no nosso planejamento para Manaus. Uma grande capital que não tem nenhum hospital público e teve o hospital de campanha fechado em plena pandemia. Com parceria da iniciativa privada nós construiremos o primeiro hospital municipal de Manaus, para reduzir as filas de exames laboratoriais e de diagnóstico”, relatou.
Também é previsto pelo seu planejamento de governo, a implantação de um projeto dedicado ao atendimento de grávidas, pois a saúde materna é fundamental para garantir a qualidade de vida das famílias.
“Eu estou comprometido em melhorar a qualidade de vida das pessoas, e isso só será possível com a prevenção sendo pilar da política de saúde. Por isso, iremos fortalecer o atendimento humanizado a saúde do idoso, programas e projetos de vida saudável, assim como o combate a endemias, controle de zoonoses e vacinação”, concluiu.
- Fonte: Assessoria de imprensa
- Imagem: