Ocorreu nesta quinta-feira (22), o último debate entre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o candidato democrata à Presidência, Joe Biden, antes da eleição de 3 de novembro. Os candidatos, na tentativa de convencer os poucos eleitores ainda indecisos a 12 dias do pleito, mostraram ataques pessoais e visões divergentes sobre a pandemia do novo coronavírus.
Donald Trump demonstrou um tom mais cauteloso, diferentemente do primeiro debate, ocorrido em setembro, onde apresentou um comportamento caótico. Mesmo assim, houve algumas trocas de farpas ente os adversários.
O debate teve como pautas relevantes economia, raça, mudança climática, saúde e imigração, entretanto, a Covid-19, que resultou em mais 221 mil mortes nos EUA, foi o tema principal, como aconteceu durante toda a campanha.
“Alguém que seja responsável por tantas mortes não deve permanecer presidente dos Estados Unidos”, disse Biden durante o debate televisionado na cidade de Nashville, no Estado do Tennessee.
Em resposta ao candidato, Trump defendeu uma ação na pandemia e ainda afirmou que os EUA não ficaria com os negócios fechados novamente, mesmo com os picos do novo coronavírus.
“Estamos aprendendo a viver com ele (vírus)”, disse Trump, que por meses minimizou a pandemia. “Não temos escolha.”
“Aprendendo a viver com ele?”, Biden respondeu. “Qual é! Nós estamos morrendo com ele.”
O atual presidente argumentou que o vírus está “indo embora”, porém, vários Estados dos EUA registraram aumentos diários recordes em infecções por Covid-19 nesta quinta-feira (22), em uma evidência de que a pandemia está novamente acelerando.
Por meio de seu pronunciamento, Biden afirmou que nunca recebeu “um único centavo” de algum país estrangeiro, depois trocou de pauta e acusou Trump de tentar distrair os norte-americanos.
“Existe uma razão para ele estar abordando toda essa tolice”, disse Biden, olhando diretamente para a câmera. “Não se trata da família dele e da minha família. Trata-se de sua família, e sua família está sofrendo muito.”
O candidato acusou Trump de sonegar impostos, ao citar uma investigação do jornal New York Times segundo a qual as declarações de imposto de renda do republicano mostram que ele praticamente não pagou estes tributos ao longo de mais de 20 anos.
“Divulgue suas declarações de imposto ou pare de falar de corrupção”, disse Biden.
Trump, que rompeu com décadas de precedentes presidenciais ao se recusar a divulgar suas declarações de imposto de renda, disse ter pago “milhões”, e voltou a dizer que divulgará suas declarações só depois que uma auditoria de longa duração for finalizada.
Os candidatos discutiram a respeito de política externa, imigração e, após meses de protestos antirracismo, relações raciais. Biden disse que Trump é “um dos presidentes mais racistas” da história.
“Ele atira lenha em cada um dos incêndios racistas”, afirmou o democrata.
- Fonte: Portal O Poder
- Imagem: Reuters