Na manhã deste sábado (24), foi entregue pelo prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, o segundo Centro Integrado Municipal de Educação (Cime) Josefina Rosa de Mattos Pereira do Carmo, que possui uma estrutura padrão e inovadora, pensando em uma educação do século 21, localizado no bairro Jorge Teixeira, zona Leste de Manaus.
A entrega da obra do complexo educacional diz respeito à programação simbólica pelo aniversário de 351 de Manaus. Já que, devido a pandemia do novo coronavírus, este ano não haverá a tradicional festa que celebra a data.
“O melhor jeito de comemorar é apresentando obras importantes para cidade. O Cime será uma revolução na forma de se fazer educação. As ‘escolonas’, que é como eu chamo, são as mais bonitas que existem no Brasil e são símbolos da ascensão social das pessoas que, atualmente, são as menos favorecidas, porque é pela educação que se liberta”, ressaltou Arthur.
O Cime irá beneficiar ao todo, mais de 1,6 mil alunos, por conta da fusão da educação infantil e ensino fundamental em um só local. Serão destinadas 576 vagas para crianças da educação infantil e 1.024 para o ensino fundamental.
A estrutura do centro conta com 12 salas de aula em cada prédio, salas de música, leitura, multiuso, informática, vestiários masculinos e feminino, brinquedoteca e espaços compartilhados, como a quadra de esporte coberta e auditório.
“A pandemia mostrou que a educação já estava mudando e agora precisa de metodologia ativa. Criamos uma arquitetura voltada para criação produção de um conhecimento voltado para o século 21 e que os alunos sejam protagonistas em seu processo de aprendizado”, explicou a titular da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Kátia Schweickardt.
O setor Pedagógico da Semed foi o responsável pela escolha do local do Cime, após uma análise que identificou a necessidade de construção de uma escola para ofertar mais vagas naquela região.
As regras de matriculas para o Cime, no Jorge Teixeira, são as oficiais e seguirão o calendário da Prefeitura de Manaus.
“A escola está pronta, em 2021, dependendo da situação da pandemia, esperamos estar funcionando. E certamente será no regime hibrido ainda, porque ainda não temos o horizonte da vacina”, apontou Kátia.
O primeiro Cime está localizado no ramal do Brasileirinho, Distrito Industrial 2, também Zona Leste da capital. A unidade de ensino recebeu o nome do professor doutor José Aldemir de Oliveira.
- Fonte: Semcom
- Imagem: Daniel Landazuri