No início da manhã desta segunda-feira (26), uma carreta de 5,20 metros de altura levou os cabos elétricos que interligavam dois postes na Avenida Brasil. O veículo trafegava pelo sentido Centro/Bairro no momento do acidente.
O fornecimento de energia da área teve que ser cortado em virtude do acidente e os moradores foram prejudicados. Um veículo foi atingido com a queda de um dos postes.
O aposentado, Raimundo Rebouças, de 58 anos, acompanhou o momento em que a carreta passava e ainda tentou alertar o motorista.
“Eu ainda avisei para ele, ‘não vai, não vai’, acabou que ele derrubou o fio lá, aí eu fui seguindo ele, que vinha devagar, mas quando eu cheguei mais perto aconteceram as explosões nos fios e depois derrubou os dois postes”, contou Raimundo.
Os fios atingiram cerca de três veículos e um motociclista teve o pescoço levemente cortado pela fiação elétrica, mas passa bem e não precisou ser socorrido. O condutor da carreta foi autuado, e vai ser responsabilizado pelos prejuízos acusados no local.
“Ele foi notificado, infração gravíssima, com sete pontos na carteira. A altura do caminhão é de 5,20, está dentro da realidade permitida, mas quando o condutor se aproxima de um local que tem fiação elétrica, ele tem que avaliar”, afirmou José Almeida, supervisor do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU).
6 metros de altura deveria ser a altura correta da fiação da via, porém, de acordo com o supervisor da IMMU, os fios são movimentados por moradores da área ou pelas empresas de telefonias e acabam descendo e ficando abaixo da altura padrão.
O trânsito no sentido Centro/Bairro foi liberado após 3h do acidente. Os serviços de reparo ainda não tem previsão para finalização.
- Fonte: D24am
- Imagem: Victor Gouveia/Rede Amazônica