Na manhã desta segunda-feira (26), o secretário de Saúde, Marcellus Campêlo, realizou uma visita ao Hospital e Pronto-Socorro (HPS) 28 de Agosto para verificar e avaliar o fluxo de atendimento da unidade de saúde.
A ação diz respeito a um plano que entra em operação hoje (26), nos três principais HPSs de Manaus, com o objetivo de potencializar a resolutividade dos atendimentos que mais exercem pressão sobre os prontos-socorros da rede estadual, como problemas ortopédicos, de vias biliares e vasculares, promovendo assim a desospitalização dos pacientes que aguardam internados por esses procedimentos eletivos.
A chegada da equipe técnica da secretaria ocorreu por volta das 10h e esta permanecerá na unidade o dia todo para trabalhar na organização dos fluxos de regulação de pacientes, abastecimento de insumos e medicamentos na unidade para a realização das cirurgias a partir desta segunda-feira.
“Estamos trabalhando há dias na reformulação e reestruturação das unidades de saúde, construindo um processo que permita maior fluidez nos atendimentos e serviços prestados. Conhecer a dinâmica de funcionamento do 28 de Agosto é essencial nisso, porque esta unidade é referência em saúde no Amazonas. Os encaminhamentos acontecem para outros locais, mas no geral, os usuários do sistema chegam pelo 28 de Agosto”.
O trabalho no HPS 28 de Agosto está sendo realizado por, além de Marcellus Campêlo, o secretário executivo de Assistência da Capital, Jani Kenta, e os secretários executivos adjuntos de Urgência e Emergência, Mônica Lima de Melo; de Políticas Públicas, Nayara Maksoud; de Gestão Administrativa, Marcos Martins; e de Orçamento, Adriano Gonçalves. As equipes técnicas da Central de Medicamentos do Amazonas (Cema) e Central Única de Regulação e Agendamentos (Cura) também participam da iniciativa.
“Ao sairmos daqui teremos um diagnóstico de como encaminhar melhor e de maneira mais ágil os pacientes para que sejam atendidas as necessidades”, concluiu Marcellus Campêlo.
- Fonte: Secom
- Imagem: Rodrigo Santos/SES-AM