domingo, julho 7, 2024

Economia – Preço do arroz pode ser reduzido a partir de janeiro, afirma Tereza Cristina.

Nesta quinta-feira (29), através de uma live com o presidente da república, a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, disse que o preço do arroz poderá ser reduzido a partir da chegada da nova safra, em janeiro. Ela explicou que as medidas foram tomadas com o intuito de conter o preço do produto nas prateleiras dos supermercados.

A ministra argumentou que a pandemia do novo coronavírus causou o desequilíbrio do mercado de grãos em todo o mundo. Conforme Tereza Cristina, a pandemia provocou aumento no consumo do produto pelos brasileiros e o preço aumentou. Com o propósito de conter o aumento, o Brasil autorizou a importação da Guiana e do Paraguai para equilibrar o mercado.

“No mundo houve um desequilíbrio em vários preços dos produtos das commodities. O arroz foi um desses. Nós passamos a comer mais arroz, o auxílio emergencial fez também o aumento dessa demanda. Nós, em setembro, tiramos o imposto de importação, ele parou de subir e hoje tem ligeira queda. Vamos ter nova sofra chegando em janeiro e os preços vão reduzir”, afirmou a ministra.

Também foi informado que todos os recursos previstos no Plano Safra deste ano foram contratados e estão sendo investidos pelo setor agrícola, a exemplo da construção de instalações para produção de aves, suínos e confinamento de gado.

“O Plano Safra foi um sucesso e hoje nós temos um bom problema, porque o dinheiro de investimento já terminou praticamente”.

Tereza Cristina informou que os recursos do plano também estão sendo destinados à agricultura familiar. Além disso, os produtores rurais que fazem parte do programa receberam diversos títulos de regularização de terras.

“Nós estamos trabalhando para fazer assistência técnica, e o dinheiro do Plano Safra foi muito maior para esse público da pequena agricultura”.


  • Fonte: D24am
  • Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Fique ligado em nossas redes

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Programas

Últimas Notícias