quinta-feira, outubro 3, 2024

Amazonas – Governo entrega cinco ultrassons para reforçar a rede de urgência e emergência dos hospitais.

A rede de urgência e emergência dos hospitais foi reforçada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), a partir da entrega de cinco ultrassons para os três principais hospitais e prontos-socorros (HPS) de Manaus.

Dois ultrassons foram entregues ao HPS João Lúcio, dois para o HPS Platão Araújo e um para o HPS 28 de Agosto. A partir do último sábado (31), os aparelhos já entraram em funcionamento.

Segundo Marcellus Campêlo, Secretário de Saúde, a renovação do Parque de Imagens é uma das ações do Programa Saúde Amazonas. Com a utilização dos ultrassons, as unidades irão conseguir atender um número maior de pacientes.

“Eles (ultrassons) são fundamentais para o trabalho nas UTIs, aceleram o diagnóstico, fazem com que os médicos consigam ter uma resolutividade com muito mais precisão, com muito mais rapidez, principalmente”, afirmou.

De acordo com Michele Oliveira, chefe da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do HPS Platão Araújo, o novo equipamento será uma ferramenta para auxiliar no tratamento precoce.

“O ultrassom dentro da UTI muda o desfecho do doente. Acaba que a gente consegue salvar mais vidas com o ultrassom lá dentro e tenho certeza que esse ultrassom aqui no Platão vai ajudar a gente a otimizar esse processo e melhorar a qualidade da nossa  assistência”, disse.

É ressaltado por Michelle que o aparelho permite que a equipe médica possa avaliar a hemodinâmica, o status do pulmão e o quadro clínico do paciente, sem a necessidade de um raio-x, por exemplo.

“Vai ser uma ferramenta muito importante do nosso aprendizado e do nosso tratamento do dia a dia do doente”, enfatizou.

O tomógrafo do HPS João Lúcio também entrou em pleno funcionamento neste sábado (31), além dos ultrassons. O novo tomógrafo veio para substituir um antigo que possui mais de 12 anos de uso. O equipamento tem o objetivo de suprir a demanda da unidade, referência em politrauma e neurocirurgia, que realiza em média de 150 a 180 exames desse tipo diariamente.

No último sábado (31), o secretário de saúde também esteve nos três grandes hospitais e prontos-socorros para verificar o resultado do projeto Lean nas Emergências, que é um projeto do Ministério da Saúde, implementado pelo Hospital Sírio-Libanês, para reduzir a superlotação nas urgências e emergências de hospitais públicos.

O Hospital Geral Dr. Geraldo da Rocha, utilizado como retaguarda para internação e procedimentos vasculares menos complexos, também foi visitado por Campêlo. A unidade integra o plano de transferência de pacientes dos HPS para aumentar a capacidade operacional das unidades de saúde para o enfrentamento da Covid-19.


  • Fonte: Secom
  • Imagem: Paulo Bahia/SES-AM

Fique ligado em nossas redes

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Programas

Últimas Notícias