sexta-feira, novembro 22, 2024

Saúde – China volta a encontrar o novo coronavírus na carne de porco importada do Brasil.

Neste domingo (01), foi anunciado que novamente a China detectou coronavírus nas embalagens de peixes congelados do Equador e na carne de porco congelada importada do Brasil.

Será suspensa durante uma semana pelas autoridades chinesas, a importação da empresa equatoriana Firexpa, após vestígios do novo coronavírus serem encontrados nas embalagens de um lote de pescado congelado, informou a Administração Geral das Alfândegas.

Após a detecção de diversos casos na China durante os últimos meses, principalmente em alimentos congelados provenientes da América Latina, foi indicado pela China que haverá a suspensão por uma semana das importações dos produtos com resultado positivo para coronavírus, e por um mês caso seja a terceira vez ou mais.

A embalagem de um lote de carne suína congelada importada do Brasil também apresentou resultado positivo para o novo coronavírus, com o teste realizado na última quinta-feira (29) na cidade de Yantai, na província chinesa de Shandong, informou o jornal oficial Global Times.

O lote foi encontrado em uma churrascaria e mercado de peixes em Yantai. O Escritório de Prevenção e Controle da Covid-19 local, orientou que os residentes da cidade que realizaram visitas aos dois lugares devem informar suas comunidades residenciais e observar atentamente suas condições de saúde.

Será rastreado pelo departamento de saúde, todos os contatos próximos relacionados a esses produtos suínos brasileiros, que não foram relatados pela empresa fornecedora, e os mesmos serão testados para o novo coronavírus em hospitais designados.

Desde quinta-feira (29), 1.475 embalagens de carne suína já foram rastreadas, pesando no total 27 toneladas. Conforme o diário oficial, 3.097 amostras coletadas de contatos próximos, produtos, embalagens e ambientes próximos tiveram resultado negativo nos testes realizados.

É alegado pelo Equador, que os vestígios foram encontrados nas embalagens externas ou nas paredes dos contêineres, elucidando que o contágio pode ter qualquer origem, e não necessariamente estar relacionado ao manuseio do produto nas indústrias equatorianas.

Apesar disso, para que continuem exportando para a China e outros mercados, o Ministério da Produção do país intensificou as medidas de fiscalização em todos os processos de pesca e embalagem.

Traços de Covid-19 foram encontrados no dia 13 de agosto, na superfície de um lote de asas de frango congeladas importadas do Brasil, na cidade chinesa de Shenzhen, na província de Guangzhou.


  • Fonte: D24am
  • Imagem: Divulgação

Fique ligado em nossas redes

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Programas

Últimas Notícias