Na tarde deste sábado (07), o candidato democrata Joe Biden foi eleito o novo presidente dos Estados Unidos e Kamala Harris se torna a primeira mulher vice-presidente dos EUA. A vitória consagra Biden como o 46º presidente do país.
A vitória foi confirmada segundo as projeções de diversos veículos de imprensa, após o candidato ultrapassar a meta de 270 delegados no Colégio Eleitoral, número necessário para definir o novo presidente.
Através das redes sociais, Biden agradeceu aos eleitores e afirmou que será um presidente para todos os americanos.
“América, estou honrado por vocês terem me escolhido para liderar nosso grande país. O trabalho que temos pela frente será duro, mas eu prometo a vocês o seguinte: serei o presidente de todos os americanos — quer você tenha votado em mim ou não. Vou manter a fé que vocês depositaram em mim”, publicou Biden em seu Twitter.
Kamala Harris, vice-presidente eleita, também comemorou nas redes sociais.
“Essas eleições têm a ver com mais do que Joe Biden ou eu. Têm a ver com a alma dos Estados Unidos e a nossa vontade de lutar por ela. Temos muito trabalho pela frente. Vamos lá”, escreveu.
Apesar de não ser a oficial, a projeção dos veículos de comunicação é suficiente para o reconhecimento da eleição de um presidente. Isso ocorre por conta da contagem demorar semanas e o sistema de colégio eleitoral permite saber antecipadamente quem será o eleito.
Faltavam 6 votos no colégio eleitoral, na manhã deste sábado, para que Biden chegasse a 270 delegados e houvesse a confirmação de sua vitória. Porém, em virtude da vitória projetada na Pensilvânia, Biden chegou a 290 delegados.
Em contrapartida, Donald Trump argumenta que existam fraudes na eleição e promete ações na Justiça, apesar de não ter apresentado provas da sua afirmação. Após a divulgação da vitória de Biden, sua campanha soltou nota dizendo que a eleição não acabou.
“Todos nós sabemos por que Joe Biden está se apressando em fingir que é o vencedor e por que seus aliados da mídia estão se esforçando tanto para ajudá-lo: eles não querem que a verdade seja exposta. O simples fato é que esta eleição está longe de terminar”, afirmou Trump.
Advogados de Trump afirmaram à jornalistas que ocorreu fraude eleitoral e serão apresentadas medidas legais à Justiça, como recursos pedindo a recontagem dos votos, a partir da próxima segunda-feira (09).
Os republicanos requerem a recontagem de votos em Wisconsin e tentam suspender a apuração na Pensilvânia, na Geórgia e em Michigan.
Foi solicitada interferência em um caso pendente na Suprema Corte dos EUA sobre a Pensilvânia, um estado importante da disputa que ainda está contando centenas de milhares de cédulas enviadas pelo correio. O republicano tenta impedir que o estado conte votos que cheguem depois da eleição.
- Fonte: G1
- Imagem: Divulgação